COLUNA 19 10 – Quatro chapas na disputa pela OAB/Cascavel. A “Balança” aguentará o peso?

19 de outubro de 2021

Jamais houve um bate chapa na OAB/Cascavel com quatro chapas na disputa. Pode-se dizer que a advocacia Cascavelense nunca esteve tão rachada – o que não significa inimizade entre advogados, em que pese um ou outro pensar que quem discorda é inimigo. Reflexo da situação política brasileira!

TODAS AS CHAPAS
Detalhe importante: todas as chapas possuem advogadas como candidata a vice.
Duas situações: ou as mulheres não são tão ativas no seguimento, capazes de se lançarem candidatas, ou elas continuam sendo meras coadjuvantes como em outras áreas profissionais.

REDES SOCIAIS
A “briga” – e de vez em quando as propostas, está concentrada nas redes sociais. Já começaram as entrevistas dos candidatos, porém, o que todos seguem são redes sociais (facebook e instagram). É lá que a coisa acontece. E é nas redes sociais que dá pra medir o potencial de cada chapa, por meio dos apoios declarados e dos seguidores. Se bem que seguidores não são uma medida muito boa, pois membros das quatro chapas estão inseridos como seguidores nas redes, mas na hora do voto, somente uma receberá o sufrágio.

AS CHAPAS

RENOVA OAB
A chapa tem como candidato a presidente o advogado Dr. Marroquis Borgo Freire e na vice, a advogada Drª Andreia Belo Rosso. A chapa é dissidente da tradicional chapa XI de Agosto: o grupo decidiu por apoiar Dr. Marroquis, mas, Curitiba indicou o advogado Dr. Rui da Fonseca.

RESULTADO
O Grupo rachou e dissidentes mantiveram a candidatura do Dr. Marroquis, agora com novo nome: RENOVA OAB. Segundo informações, Dr. Marroquis é um idealista, brigador, trabalha firme e respeita o grupo. Fez um excelente trabalho a frente da Comissão de Prerrogativas. A situação enfraquece um pouco a chapa com a indicação de Curitiba, porém, de outro lado, tem entre seus membros alguns ex-presidentes, Juliano Murbach e Charles Duvoisin, e ainda pesa a boa penetração entre os advogados mais jovens, segundo alguns membros do grupo.

OAB PARA TODOS
A chapa tem como candidato a presidente o advogado Dr. Alex Galio, e na vice a advogada DRª Deisi Cardoso. A confirmar, porque o lançamento da chapa será nesta terça-feira. A chapa é tida como da situação dentro do seguimento.

BOA PROSA
O candidato a presidência, Dr. Alex é sócio do ex-presidente da OAB/Cascavel Dr. Marcos Boschirolli, figura tradicional da política da classe. É um profissional tranquilo, boa conversa, empreendedor. Aparentemente o grupo se manteve coeso e possui uma composição boa entre advogados experientes e jovens, o que pode resultar em êxito no final da campanha.

XI DE AGOSTO
A chapa é encabeçada pelo experiente advogado Dr. Rui da Fonseca, contando para a vice com a advogada Drª Suzana Perboni. A chapa é a tradicional XI de Agosto que sempre esteve no poder na OAB/Paraná. Dessa vez, vai rachada em Cascavel, pois o candidato do grupo seria Dr. Marroquis.

JOGADA
Segundo informações esta foi uma “jogada” entre líderes locais e a diretoria estadual acabou por ignorar a decisão dos advogados de Cascavel e indicou o Dr. Rui da Fonseca. Dr. Rui é experiente, simpático e sempre esteve envolvido com a OAB. Aparentemente, possui um apoio maior entre os advogados mais experientes.
Vai ter dificuldade para conseguir votos entre os mais jovens.

OAB DE RESPEITO
A chapa tem na presidência do grupo para esta eleição o advogado DR. Ismael Kalil, enquanto para a vice, a advogada Drª Bruna Coleraus. Os representantes trabalharam duro para montar a chapa, capacidade e estratégia fundamental de Dr. Kalil na articulação.

PARA SI
Dr. Kalil é advogado criminal, considerado no meio como “brigão” e cheio de artimanhas. Dentre os quatro candidatos, Dr. Kalil é considerado o mais agressivo nas críticas sobre a atual gestão da Ordem em Cascavel. Concorre com possibilidades de fazer frente aos demais candidatos, já que possui estratégias surpreendentes como profissional do Direito. Parece que agora chegou a vez de utilizá-las para si, aquilo que na vida profissional sempre utilizou para os outros.

Compartilhe