COLUNA16 03 – Formação das Federações Partidárias para 2024 movimentam bastidores da política Cascavelense

16 de março de 2023

Há tempos alguns partidos políticos no Brasil existem simplesmente para negociações e acordos em períodos eleitorais. É o velho toma lá-dá-cá! Apoios em troca de cargos e outras vantagens que, mesmo ocultas, existem! Mas parece estar com dias contados esse tipo de “negociata”, já que com a nova legislação eleitoral, em que partidos podem criar a FEDERAÇÃO e/ou FUSÃO, a diminuição de partidos nas futuras eleições para disputa de cargos Majoritários e proporcionais, certamente reduzirá em muito o número de pretensos candidatos, que não tem a mínima condição de ser um cidadão representante da população.

CASCAVEL

Para ter uma ideia da narrativa acima, Cascavel disputou a eleição proporcional de 2020, com cerca de 470 candidatos a vereador, de 24 partidos. Para prefeito, 8 candidaturas foram registradas. Com as mudanças na legislação eleitoral, que ora estão para ser realizadas assim como as já realizadas, o número de candidaturas a vereador possivelmente cairá pela metade nas eleições de 2024, em Cascavel, já que com as fusões e as federações confirmadas, o número de componentes para cada chapa será de 22 membros apenas.

FUSÃO

Com a fusão do PSC com o PODEMOS e do SOLIDARIEDADE com o PROS, em uma simples análise, das 96 candidaturas registradas em 2020 pelos 4 partidos, teremos apenas 44 em 2024 – no máximo. Uma diminuição de cerca de 55% no número de candidatos.

FEDERAÇÃO

Com a provável Federação entre PSB, PDT e SOLIDARIEDADE, além da futura Federação MDB/PSDB/Cidadania (na eleição passada PSDB e Cidadania já estavam federados, entrando agora o MDB), em andamento no TSE e ainda sendo discutida entre os partidos, somadas à já existente PV, PCdoB e PT, teremos uma redução significativa nos registros de candidaturas nas chapas de vereadores de Cascavel.

OUTRAS SIGLAS

Vale lembrar que outros partidos também discutem uma possível federação e até mesmo fusões não estão descartadas.

MOVIMENTAÇÃO

Líderes partidários de Cascavel mesmo ainda sem definições de Federações, já discutem possibilidades e reuniões vem acontecendo. Na quarta-feira, 15, os líderes do SOLIDARIEDADE, por meio de Cleber Fonseca, do PDT, pelo vereador Serginho Ribeiro e do Professor Marcos Vinícius – de volta ao PSB, após uma estada no PSD, estão em tratativas para que a Federação Nacional seja replicada em Cascavel, com lançamento de candidatura a prefeito e uma chapa forte de vereadores com membros dos três partidos! Formando assim, no momento, a 2ª maior bancada de cadeiras na Câmara Municipal, caso tal Federação seja concretizada! Seria o caso dos Vereadores Cidão da Telepar (PSB), Serginho Ribeiro (PDT), Dr. Lauri e Cleverson Sibulski oriundos do PROS, agora Solidariedade.

FUI !!!

Ser membro de um partido político não faz de você um político partidário, assim como, estar dentro de uma garagem não faz de você um carro. Então …

Compartilhe