COLUNA 28 03 – “Quebra de pratos” entre Alécio Espínola e Renato Silva

28 de março de 2023

Com o passar dos dias de 2023, Cascavel vive momentos de certezas e incertezas quando o assunto são as eleições municipais do próximo ano. Vários nomes figuram no grupo do Prefeito Leonaldo Paranhos para substituí-lo. Quem terá o apoio total do Prefeito? Este é um dos assuntos que não temos como responder no momento. Mas pelo acontecido durante o final de semana, indicativos são de que “rachas” acontecerão no grupo.

REDES SOCIAIS

Circula nas rede ociais de pré-candidatos a prefeito, postagens que no momento intrigam os seguidores. O ex-prefeito Edgar Bueno, pré-candidato declarado a prefeito, postou foto ao lado do atual vice-prefeito e também pré-candidato ao cargo máximo do município, Renato Silva (Republicanos). Isso bastou para o “bambu gemer” entre apoiadores do grupo de Paranhos.

 

 

 

 

 

 

 

FEIRA DO TEATRO

No domingo na feira do Teatro, Renato Silva por algum tempo, manteve diálogo com Paranhos a céu aberto. O que conversaram não foi revelado. Todavia, para aqueles que presenciaram a cena, mesmo à distância, puderam perceber que explicações aconteceram. Se foi sobre a foto postada por Bueno, somente um dos dois poderá dizer. Mas que incitou os presentes, disso não tenho dúvidas.

FECHA PAU
Após o diálogo entre Paranhos e Renato, ambos caminharam rumo ao Centro Cultural Gilberto Mayer – ao lado da feira do Teatro, para participarem do evento de inauguração do Memorial Ucraniano, espaço dedicado a relembrar as origens da comunidade Ucraniana. Foi ali que o “fecha pau” aconteceu.

ALÉCIO X RENATO
Durante o ato de inauguração e discursos, visivelmente o Presidente da Câmara, Alécio Espínola, também pré-candidato a prefeito, ignorou o Vice-prefeito Renato Silva, tanto nos cumprimentos cordiais de políticos, quanto na forma de postura no palco. Espínola “descascou” para cima de Renato Silva. Não deu a mão para Renato, que a estendeu, tão pouco ficou perto mesmo com a insistência de Renato tentar dialogar. O que ficou nítido foi que Alécio e Renato não sentam mais à mesma mesa para discutir em grupo a Prefeitura de Cascavel.

AFRONTA
Nos bastidores, rumores são de que a foto e encontro de Renato com Edgar, foi uma afronta aos demais pré-candidatos do grupo de Paranhos, já que a rivalidade política entre Paranhos e Edgar é pública e notória. Enquanto Renato prega a unidade para as próximas eleições, por detrás desta estratégia acaba por desmanchar algo que “poderia” acontecer no futuro.

A PERGUNTA
Estaria Renato Silva trabalhando em outra estratégia para ser o candidato de Edgar Bueno e Paranhos? E os demais pré-candidatos do grupo? Como Alécio Espínola, Gugu Bueno, Marcio Pacheco, Rômulo Quintino, Agnaldo Carvalho: estariam eles fora de uma possível articulação para escolha de nomes para obter o apoio de Paranhos?

E AGORA?
Após este “entrevero” todo como fica a convivência entre secretários, vereadores e os próprios pré-candidatos do grupo de Paranhos? Penso que para Edgar Bueno, o almejado com a postagem da foto nas redes sociais foi alcançado: tumultuar o ambiente que até então vinha sendo calmo dentro do grupo de Paranhos. Mas o que Paranhos pensa de tudo isso? Eis a questão.

PESQUISAS
Dentre os assuntos que vem mexendo com a opinião daqueles que entendem um pouco de política partidária, estão as pesquisas. Neste ano três pesquisas foram realizadas. O que se percebe nas três divulgadas até o momento, é que não dá para entender nada! Explico: cada uma tem um resultado diferente da outra. Mesmo que elas tenham sido feitas em um curto espaço de tempo uma da outra, apresentam números bem diferentes de intenção de votos para cada candidato. Resta então, fazer de conta que todas estão certas. E neste sentido, temos pesquisas que não servem para nada!

FUI !!!
“Você pode dar um castelo para um rato, mas ele não entende, sempre vai procurar um esgoto. Autor Eduardo Mendes

Compartilhe