COLUNA 03 04 – Após pesquisas divulgadas, alinhamentos partidários iniciam a todo vapor em Cascavel

3 de abril de 2023

Bastou circular pesquisas de intenções de votos para prefeito em Cascavel, para que possíveis candidatos e partidos políticos iniciassem a famosa via-sacra atrás de candidatos tanto para prefeito, como para formação de chapas para vereadores.

GRUPOS

Grupos políticos há tempos vem se articulando para formação de chapas para vereadores. Estes serão os “cabos eleitorais” do candidato a prefeito e vice na qual estarão inseridos. Neste contexto, a ciranda de nomes em diferentes siglas, poderão ocorrer. Aqueles que no momento estão em uma determinada sigla, poderá figurar em outra com a aproximação do fim do prazo de filiações. Menos para aqueles que estão vereadores, já que terá de esperar a janela para poder se filiar em outra sigla.

JANELA

Quando a janela partidária iniciar, alguns partidos se esvaziarão. Como é o caso do PODEMOS em Cascavel. No momento conta com o prefeito Paranhos e seis vereadores. Mas este quadro parece não se sustentar para o próximo pleito. Dificilmente conseguirá ter os seis vereadores na sigla após o fim do prazo da janela partidária. O presidente Estadual do Partido, quando em sua visita à Cascavel, deixou claro que não terá candidatura a prefeito na sigla aqui, deste modo, até o presidente da Câmara Alécio Espínola que é pré-candidato a prefeito, deverá deixar o PODEMOS.

MAZUTI

Está bem alinhavada a conversa entre o deputado Federal Nelsinho Padovani (UNIÃO BRASIL) e o vereador Mazuti (PODEMOS) para que este engrosse as fileiras do partido para disputa da cadeira de vereador na próxima eleição. Segundo o que se comenta nos bastidores, o União Brasil através do deputado Padovani, trabalha na possibilidade de eleger três vereadores nas eleições de 2024.

MDB

O vereador Edson Souza (MDB) poderá continuar no MDB e assim disputar a próxima eleição pelo partido. Reuniões vem acontecendo com a cúpula do MDB cascavelense. A discussão interna é justamente a permanência de Edson no partido, já que dificilmente obterá o “perdão” para se desfiliar e migrar para outra sigla sem o prejuízo de perder o mandato. Ou permanece, ou terá de esperar a janela partidária para mudar. Mas corre o risco de não ser aceito por outras siglas que tem nele, um vereador com potencial altíssimo de votos.

O OREIUDO

O nosso informante, o Oreiudo nos enviou informações que um grupo cascavelense estão de conversa com o pré-candidato a prefeito de Cascavel Renato Silva. Segundo o Oreiudo, a disputa interna no REPUBLICANOS entre o atual vice-prefeito Renato Silva e o deputado Estadual Marcio Pacheco, ambos no REPUBLICANOS, caso os dois batam os pés de serem candidatos, um terá de sair, e neste caso, o PSDB poderá ser o “ninho” para que Renato Silva possa continuar a caminhada de ser candidato a prefeito. Será verdade?

FUI !!!

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita”. Autoria de Mahatma Gandhi

Compartilhe