Diante das possibilidades de ser ou não ser candidatos a prefeito de Cascavel em 2024, eis que, no momento, todos são. Mas será que serão mesmo? Especulações apontam que sim. Porém, até as convenções muita coisa pode mudar. Inclusive nomes dados como certos de serem candidatos a prefeito, não mais aparecerem na lista de convencionais quando chegar o momento de definição dos partidos.
O OREIUDO
O Oreiudo tem frequentado locais que as discussões são de grande importância nas decisões futuras. Acompanha pari passu os prováveis candidatos. Tem feito o papel de interlocutor do Blog junto ao grupo dos pretendentes, já que este blogueiro nem sempre tem a possibilidade de estar junto a eles para entender o que poderá acontecer. Mas o Oreiudo sabe das coisas, e por isso, passou algumas situações que podem acontecer no decorrer do tempo, até a chegada das convenções partidárias de 2024.
DESISTÊNCIAS
Não é de hoje que desistências acontecem momentos antes das convenções partidárias. Mas para 2024, de acordo com as informações do Oreiudo, isto poderá ocorrer bem antes do esperado. Quando março chegar, eis que decisões deverão ser tomadas, principalmente para aqueles pretensos que ainda não possuem “partido” para serem candidatos a prefeito.
ANÁLISE DO OREIUDO
Dos tantos que hoje estão pré-candidatos a prefeito de Cascavel, parte deles enfrentará problemas. O Republicanos, por exemplo, possui dois nomes de possíveis candidatos. O atual Vice-prefeito Renato Silva e o Deputado Estadual Marcio Pacheco. A legislação permite apenas um candidato por partido, então um deles deverá vazar da sigla, caso os dois decidam manter candidatura a prefeito. Ou… um deles cede, apoiando o outro!
QUEM SERÁ?
Segundo o Oreiudo, se Renato Silva bater o pé e de fato for o candidato, Pacheco, se quiser ser candidato, terá de mudar de partido. Todavia, corre o risco de perder o mandato de Deputado caso opte por sair do partido. Mas, quem será o escolhido pela cúpula do Republicanos do Estado para ser o candidato? Renato vencerá a queda de braço com Pacheco junto aos representantes estaduais? Renato será mesmo candidato? Tem o apoio do Republicanos estadual como diz que tem? “Coisas da política meu povo”, proferiu o Oreiudo.
EDGAR
Então: pesa sobre o ex-prefeito Edgar a reprovação das contas de sua gestão pela Câmara de Vereadores. Mas isto será impedimento para que ele seja candidato? Para o Oreiudo, se de fato as regras forem as mesmas do passado, Edgar poderá ter seu registro de candidatura indeferido, quando do pedido de registro, já que o TRE/PR deverá informar o TSE dessas contas reprovadas. Mas, tudo isso só acontecerá quando o pedido de registro de candidatura for protocolado junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Antes disso, só especulação! Ainda, o ex-prefeito necessita migrar a outro partido, já que no momento sua filiação no antigo PROS, hoje Solidariedade, parece que não terá vaga assegurada para candidatura a prefeito.
GUGU BUENO
Gugu manterá a disposição de vir a disputar a Prefeitura de Cascavel em 2024? Para o Oreiudo, a disposição ainda é prioridade, mas, tudo dependerá dos apoios políticos de Cascavel e do Estado. Com o cargo de Deputado Estadual, titular da cadeira nesta legislatura, muitas coisas deverão ser levadas em consideração. Como, por exemplo, com apenas dois anos de mandato será o momento de pleitear a Prefeitura de Cascavel? São situações que somente nas convenções é que teremos a resposta. Por enquanto, ele é pré-candidato como vem sendo propagado o seu nome.
ALÉCIO ESPÍNOLA
Outro que trabalha na possibilidade de vir a disputar a cadeira do 3º piso do Paço Municipal é o atual Presidente da Câmara, Alécio Espinola. Perguntado ao Oreiudo sobre o momento de Alécio, ele nos disse que o pré-candidato tem trabalhado nos bairros para que isso possa acontecer, mas, deu uma parada na sua didática e emendou: “Tudo depende – se confirmar a candidatura de Renato Silva e a de Gugu Bueno, Alécio poderá ser o candidato a vice na chapa”. Isso porque o Prefeito Paranhos deverá apoiar um dos dois para ser seu substituto na Prefeitura nas próximas eleições. Entretanto, o Oreiudo nos lembrou que Alécio está no Podemos, após a junção com o PSC, deste modo, Alécio também deverá migrar para outra sigla, já que o presidente estadual do Partido Podemos, declarou em Cascavel, quando por aqui esteve, que o Podemos não terá candidatura a prefeito no município.
PT e ALIADOS
Por fim, o Oreiudo acabou analisando que definida mesmo, até o momento, está somente a candidatura do PT e aliados para 2024. Neste caso, o nome da Federação – formada por PT, PCdoB e PV, somados aos partidos aliados, deverá ser do Professor Paulo Porto (PT). Porto atualmente exerce função pública na Itaipu Binacional.
ENTÃO
Depois dessas análises dos nomes acima, o Blog mostra outros nomes que não figuraram na análise do Oreiudo. Como os nomes dos pré-candidatos: Juarez Berté (PL), Rômulo Quintino (ainda no PL), Henrique Mecabô (Podemos), Laerson Matias (Federação PSol/REDE), Aguinaldo Carvalho (Patriota), Evandro Roman (PP), Beto Guilherme (PSD), Lísias Tomé (Solidariedade), Walter Parcianello e/ou FRANGÃO (MDB) ou até mesmo o Vereador Edson Souza (MDB)
E PARANHOS?
Quem dos pré-candidatos o Prefeito Paranhos vai apoiar? Renato Silva, seu atual Vice-prefeito? Alécio Espínola que há anos caminha lado a lado com o Prefeito? Gugu Bueno que é representante do grupo de Paranhos na Assembleia Legislativa? Marcio Pacheco, que tem se reunido com o Prefeito para tratativas de verbas para o município? O tempo é de reflexão, principalmente para o Prefeito. Em quem será que Paranhos apostará suas fichas para substituí-lo?
Te conto ano que vem! Porque, no momento, não há como!
FUI !!!
“Não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo – o único caminho é o da intuição. Autor Albert Einstein.