Com o fim das eleições municipais em todo o Brasil, quando foram eleitos e reeleitos, prefeitos, vices e vereadores, os bastidores da política estão voltados para as eleições das mesas diretoras dos legislativos no dia da posse em 1º de janeiro de 2025.
CASCAVEL
Em Cascavel/PR, a corrida no momento é quanto ao nome que ocupará o cargo de Presidente da Mesa Diretora. Nos bastidores os nomes que estão no embate e articulando junto aos demais vereadores eleitos para a próxima Legislatura, e até mesmo junto ao Executivo Municipal, são do atual Presidente da Casa, Alécio Espínola (PL) e Tiago Almeida (Republicanos), este último sendo o vereador mais votado no pleito eleitoral de 6 de outubro, com 4.243 votos.
GRUPO
Ambos os pré-candidatos à presidência da Câmara para o próximo biênio, foram eleitos no grupo do Prefeito eleito Renato Silva (PL) e do atual prefeito Paranhos (PL), como circula acordo realizado entre a cúpula do Executivo com o então candidato a vereador Alécio Espínola (PL) para desistir de sua pré-candidatura a prefeito e posteriormente a vice-prefeito, este obteve a garantia de que seria o indicado candidato a presidência da Câmara para 2025/2026. No entanto, entrou Tiago Almeida no páreo e vem discutindo com os demais vereadores eleitos na formação de uma mesa diretora na qual ele pleiteia a presidência.
E AGORA?
Como será feita a composição? Alécio Espinola garante que terá o apoio do Executivo para com ele cumprido e vai além, tem a maioria dos vereadores com ele nesta caminhada. Do outro lado, Tiago Almeida também garante que estará na disputa e possui número de vereadores suficiente para derrotar Alécio, mesmo indo contra as diretrizes pré-estabelecida entre o Paço e Alécio. “À cuíca vai roncar pelo andar da carruagem”.
ACORDO
Fica a pergunta para quem está de fora. Paranhos e Renato Silva, cumprirão o acordado com Alécio Espínola quando na formação das chapas de vereadores? Está é uma dúvida que teremos de aguardar por mais de 2 meses ainda. Certo mesmo neste embate pela presidência da Câmara, é que os dois postulantes terão muito trabalho de convencimento para com os demais vereadores.