O líder do governo municipal, Vereador Xavier, e o 1º secretário da Mesa diretora, Vereador Edson Souza, protagonizaram na quinta-feira, 19, um debate importante no EPC da Catve, quanto aos rumos que a Câmara vem adotando nesta Legislatura.
VEREADOR XAVIER I
Enquanto o Vereador Xavier (Republicanos) defendeu a administração pontuando algumas situações como, por exemplo, a criação da CPI do assédio sexual “quase” instaurada para apurar se houve negligência na condução do processo administrativo disciplinar que demorou mais de 4 anos para ser concluído.
VEREADOR XAVIER II
Ainda, o líder de governo Vereador Xavier, mesmo sem o conhecimento total de fatos que acontecem nas escolas municipais, como falta de professores e servidores, fez uma explanação da atual administração do município, em que aponta preocupação.
Mesmo assim disse que a continuidade do governo, em que o Prefeito Renato Silva vem trabalhando em sequência da administração anterior, facilitou nestes 5 meses de mandato a realização de algumas obras importantes para o município.
VEREADOR XAVIER III
Quando questionado sobre sua posição política visando as eleições do ano que vem, disse estar preparado para concorrer a um cargo de deputado, sem dizer se para Deputado Federal ou Estadual. Frisou ainda que não há “rusgas” entre ele e o Presidente da Câmara, Tiago Almeida, que pertence à mesma sigla, o Republicanos, e que tem relacionamento partidário com Tiago. Apesar destas declarações, o certo mesmo é que Xavier e Tiago já não são tão próximos assim, pelo menos é o que se observa nos corredores do Legislativo.
VEREADOR EDSON SOUZA I
Já o Vereador e 1º secretário da Mesa diretora da Câmara Municipal, Edson Souza (MDB), falou sobre a CPI do assédio sexual, já que foi um dos 7 vereadores proponentes da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito, “quase” instaurada para apurar os fatos ocorridos na administração do ex-prefeito Leonaldo Paranhos. Edson declarou no Programa EPC, que a CPI vem para apurar possíveis irregularidades ocorridas no Processo Administrativo Disciplinar instaurado e que há sinais de possíveis irregularidades na investigação à época.
VEREADOR EDSON SOUZA II
Para o Vereador Edson, a CPI vem para apurar os fatos que levaram o ex-prefeito Paranhos e a Secretária de Educação, Marcia Baldini, terem ultrapassado o limite de dias para apurar os fatos e ainda, não retirando o Agente de Apoio das funções de sala de aula, sendo tão somente transferido para outro local. Tiraram de um CMEI e passaram para outro. Edson Souza falou ainda sobre a construção do novo centro de eventos, que ora é discutido no Paço Municipal e na Câmara de Vereadores.
O Vereador afirmou que este é um projeto que tem de ser fiscalizado pela Comissão Permanente de Obras da Câmara, da qual ele faz parte, junto com o Vereadores Sadi Kisiel e Cidão da Telepar, para que não pairem dúvidas quanto a indicação do local.
O blog explicando: Como há “burburinhos” nos bastidores da política local, de que existe uma possível desconfiança na indicação do local, de um direcionamento para valorização de terrenos ao redor da área que poderá ser escolhida para a construção do Centro de Eventos. Ou seja, é importante que o processo seja transparente para que Cascavel não tenha o nome manchado para favorecer parceiros ou políticos interessados, na construção da obra em local que ora está sendo analisado.
VEREADOR EDSON SOUZA III
Quanto a candidatura no próximo ano, Edson declarou que não será candidato a nenhum cargo eletivo em 2026, mas disse que fará campanha para o atual Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto (PSD), a deputado federal ou a um outro cargo, e que o candidato a deputado estadual é, e será, o Deputado Gugu Bueno, também do PSD. Mesmo pertencendo ao MDB, Edson disse já ter definido esta situação dentro do Partido.