Está cada dia mais difícil acompanhar as sessões da Câmara Municipal de Cascavel. Quando não é um assunto pertinente aos interesses públicos de natureza popular,- aquele que rende votos-, descarrilha para o lado do “quem fala mais” aparece mais, o resultado disso tudo, são falas que sai do nada para chegar a lugar algum.
Dos projetos e Moções em pauta, voltaram a discutir a importância da obra do bairro 14 de novembro. A ponte que vai facilitar os moradores daquela Região, a SUL, mesmo tendo o vereador Sadi Kisiel morador do Bairro, quando na sua fala, esclarecendo alguns pontos específicos, o que não faltou foi “vereador Carona”. A maioria usando a palavra para enaltecer a obra, no entanto, o vereador Cidão da Telepar além de utilizar os 5 minutos do seu tempo para falar do Projeto, ainda pediu mais 3 partes da fala de outros vereadores. Assim ninguém aguenta mais tanta falação do mesmo assunto, comentários em plenário.
CIDÃO X ALÉCIO
Em meio as falas do projeto, o vereador Cidão e o vereador Alécio entraram em discussão pessoal, já que o assunto do projeto foi deixado em segundo plano, e o “bate boca” passou a ser sobre direita e esquerda.
INTERFERÊNCIA
Entre partes daqui e dali o presidente da Mesa Diretora Tiago Almeida em meio ao fogo cruzado da discussão entre Alécio e Cidão, teve de interferir e mostrar de fato, “pulso firme” na condução da sessão, já que há dias, Vereadores tem direcionado assuntos para “fazer cortes do discurso para suas redes sociais”. Nada contra, porém, uma sessão tão fraca de projetos como a de hoje durar cerca de 3h30min, é de “torrar a paciência de qualquer um que esteja assistindo ou trabalhando nela”.
PROJETOS
Na manhã desta segunda-feira, 23, a sessão Ordinária discutiu três projetos e três Moções.
1 – PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 98 DE 2024 – 2º turno de votação
Ementa: Dispõe sobre a suspensão e cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos comerciais flagrados na venda de cigarros eletrônicos, “vapes” e produtos fumígenos proibidos no município de Cascavel. Proponente: Dr. Lauri (MDB).
VOTAÇÃO DO PEDIDO DE VISTA: Aprovado por unanimidade.
2 – PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 56 DE 2025 – 1º turno de votação
Ementa: Declara de utilidade Pública a Auvel – Associação dos Ucranianos de Cascavel. Proponentes: Serginho Ribeiro (PSD).
VOTAÇÃO DO PROJETO: Aprovado por unanimidade.
3 – PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 80 DE 2025 – 1º turno de votação
Ementa: Dispõe sobre a autorização ao Poder Executivo Municipal a doar lote urbano para a Companhia Municipal de Habitação de Cascavel – COHAVEL, para fins de interesse social. Proponente: Poder Executivo Municipal.
VOTAÇÃO DO PROJETO: Aprovado por unanimidade.
1 – MOÇÃO Nº 78 DE 2023 – Turno único de votação
Ementa: A Câmara Municipal de Cascavel, por meio de seus vereadores subscritores, hipoteca, após deliberação legislativa, Moção de Apelo ao Excelentíssimo Senhor Carlos Roberto Massa Junior, Governador do Estado do Paraná, para que envide esforços de modo a viabilizar de forma emergencial a construção de um viaduto ou trincheira na BR 277, na altura do km 592, entre as ruas Augusto Gomes de Oliveira, no bairro XIV de Novembro e Santa Clara, no bairro Pioneiros Catarinense, no Município de Cascavel, Estado do Paraná. Proponentes: Maioria dos vereadores.
VOTAÇÃO DA MOÇÃO: Aprovada por unanimidade.
2 – MOÇÃO Nº 79 DE 2023 – Turno único de votação
Ementa: A Câmara Municipal de Cascavel, por meio de seus vereadores subscritores, hipoteca, após deliberação legislativa, Moção de Apelo ao Excelentíssimo Senhor Nelsinho Padovani, Deputado Federal pelo Paraná, para que envide esforços de modo a destinar emenda parlamentar para viabilizar de forma emergencial a construção de um viaduto ou trincheira na BR 277, na altura do km 592, entre as ruas Augusto Gomes de Oliveira, no bairro XIV de Novembro e Santa Clara, no bairro Pioneiros Catarinense, no Município de Cascavel, Estado do Paraná. Proponentes: Maioria dos vereadores.
VOTAÇÃO DA MOÇÃO: Aprovada por unanimidade.
3 – MOÇÃO Nº 44 DE 2025 – Turno único de votação
Ementa: A Câmara Municipal de Cascavel, por seu vereador subscritor, hipoteca, após deliberação legislativa, Moção de Apoio, Projeto de Lei nº 2.201, de 2025, de autoria do Senador Cleitinho (Republicanos/MG), que altera a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, para revogar o inciso V do art. 115, que atualmente permite descontos nos benefícios previdenciários autorizados por seus titulares diretamente na folha do INSS. Proponente: Tiago Almeida (Republicanos).
VOTAÇÃO DA MOÇÃO: Aprovada por unanimidade.