A corrupção política não acontece somente nos desvios de verbas, mas também em outras situações que envolvem artimanhas para chegar ao sucesso, um crime que muitos políticos utilizam para chegar ao ponto alto de seu interesse pessoal e satisfazer seu ego. Não importa quem serão os prejudicados, nem as consequências finais, importa apenas o poder e o dinheiro, além do status de que desfrutam.
A expressão “corrupção política”, pode também aludir a um estilo literário, em que a narrativa expõe de forma sintética a corrupção política, como temos vários exemplos no Brasil, Estados e Municípios.
ESCÂNDALOS
Quem não se lembra dos escândalos vistos no Brasil, como o Mensalão e o Petrolão. Além de outros que a Lava Jato desvendou, de forma simples e direta, e que continua sendo considerada como a maior investigação contra corrupção do país.
E por último, o escândalo que estourou no INSS, do qual ainda não se tem a real dimensão e nem os culpados pelos roubos.
E NOS MUNICÍPIOS I?
Bem, nos municípios, em sua maioria os assuntos morrem na casca. Dificilmente denúncias de corrupção ou de incompetência administrativa, tiveram ou tem um final que possa se dizer “justiça foi feita”.
Vejamos as últimas: o caso da Voepass, em que os responsáveis pela liberação de espaços no aeroporto de Cascavel até hoje não deram uma mísera explicação junto aos órgãos competentes… A Comissão da Câmara dos Deputados Federais até ensaiou uma convocação do então prefeito Paranhos, o que ficou apenas em ameaça, já que os membros da Comissão derrubaram tal convocação.
Enquanto isso, a denúncia para investigação do caso, feita em Cascavel, foi arquivada em 24/04/25 deste ano pelo MP:
https://catve.com/luiz-nardelli/444144/procedimento-investigatorio-de-possivel-irregularidade-da-passaredo-e-arquivado-pelo-mp
E NOS MUNICÍPIOS II?
Não existe CORRUPTO sem o CORRUPTOR, então podemos deduzir que muitas das denúncias realizadas em Cascavel, mesmo com grande possibilidade de condenação dos implicados nas respectivas denúncias, viram “chacotas” por parte dos denunciados aos denunciantes, nas redes sociais.
Postagens: Basta dar uma visualizada nas redes sociais dos denunciados para ver os quão preocupados estão com as denúncias. O lazer destes, com viagens a lugares turísticos, são postados sem constrangimento, se apresentando à sociedade como pessoas afortunadas, mas quem conheceu estes nos verões passados, sabe que a fortuna adquirida não é somente do trabalho prestado.
Mas como diz o ditado popular: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
MUDANDO DE ASSUNTO
E a denúncia feita junto aos órgãos competentes pelo ex-deputado Evandro Roman, sobre aquisição de vários terrenos por um político de Cascavel, em que se somados chegam a um número maior do que muitos loteadores que tem seus empreendimentos no Município? O que deu afinal de contas?
DIZEM QUE …
… tem políticos em Cascavel que ao chegarem ao poder, seja lá de que forma foi, se passam por um ser humano acima de qualquer suspeita, se utiliza do cargo para lograr êxito em suas “demandas empreendedoras”. Será verdade?
… o sucesso para que suas demandas empresariais fossem realizadas, teve muita gente que participou do início desta jornada, mas acabaram ficando somente com a marca de “os bobos da corte”. Será verdade?
… no final, quando este político chegou ao poder, teve acesso a aquisição de outros empreendimentos do mesmo segmento, e para isso utilizou de outros políticos para interceder junto ao órgão expedidor, a fim de obter benefícios próprios para mais uma alavancada empresarial. Será verdade?
FUI !!!
Eu sei o que aconteceu nos verões de 93 a 96.