O “baguio é louco”. Assim podemos definir a situação político-partidária do Paraná, quando janeiro de 2025 chegar. O Deputado Estadual Marcel Micheletto, do PL, se elegeu Prefeito de Assis Chateaubriand. Até aí, tudo normal! Ele renunciará ao cargo de deputado no final deste ano e, no dia 1º de janeiro, assumirá a Prefeitura de Assis Chateaubriand. O problema a ser resolvido é: quem assumirá a cadeira do deputado?
DEPUTADOS ELEITOS DO PL
Na eleição de 2022, o PL do Paraná elegeu CINCO deputados estaduais:
Marcel Micheletto, Ricardo Arruda, Delegado Jacovós, Gilson de Souza e Gilberto Ribeiro.
SUPLENTES DO PL em 2022
O 1º suplente na eleição foi Jairo Tamura; o 2º suplente foi Rômulo Quintino; o 3º suplente foi Carlise Kwiatkowski e o 4º suplente Ogier Buchi.
CERTIDAO ROMULO QUINTINO 08 OUT 24[1]
VEJAMOS
O TRE – Tribunal Regional Eleitoral, é quem dará o veredito de quem assumirá a cadeira. A Assembleia Legislativa terá de, em 2 de janeiro, chamar e empossar o suplente de Micheletto no PL. QUATRO nomes estão na disputa desta cadeira no momento, dada a necessidade de seguir a legislação eleitoral vigente no Brasil.
O QUADRO HOJE
Jairo Tamura, 1º suplente, saiu do PL em abril 2024 na chamada Janela de Transferência somente para vereadores e filiou-se no União Brasil, para ser candidato a prefeito de Londrina, o que não aconteceu, mas permanece no UB até o momento. Já o 2º suplente, Rômulo Quintino, saiu do PL em abril e foi para o PP para ser candidato a vice-prefeito, mas em uma jogada política em Cascavel, Rômulo acabou deixando na mão o PP e o cabeça de chapa para prefeito no Progressistas, Deputado Marcio Pacheco e, retornando ao PL em setembro, para tentar ficar novamente com a suplência, já que teve a garantia dos “caciques” do PL de que isto aconteceria caso voltasse para o partido e apoiasse o então candidato a prefeito do PL, Renato Silva, eleito prefeito em 6 de outubro.
MOMENTO NO PL
A 3º suplente na eleição de 2022 para deputado estadual, Carlise Kwiatkowski, continua no PL e foi eleita vereadora em Curitiba, na eleição de outubro passado. Ela deverá decidir se assumirá a vaga pleiteada pelos saíntes – Jairo Tamura e Rômulo Quintino, ou se assumirá a cadeira de vereadora a partir de 2025. Caso não quiser assumir a vaga vai para o quarto suplente do partido que é Ogier Buchi. A disputa por quem assumirá a cadeira de Marcel Micheletto será decidida pelo TRE do Paraná.
E AGORA?
Bem, agora é aguardar o Papai Noel passar e o próximo ano chegar para sabermos quem vai ficar. Tudo pode acontecer, até mesmo, nada acontecer. Mas tudo indica que alguns suplentes que esperavam o céu em 2025 podem esperar outra coisa.
Em qualquer situação que venha a ocorrer o certo é que este episódio vai render muita confusão ainda.