COLUNA 02 02 – Quanto custa a desistência de uma candidatura a Deputado?

2 de fevereiro de 2022

A pergunta é: Quais das mais de 35 pré-candidaturas em Cascavel para deputados estadual e federal divulgadas no ano passado, serão efetivadas quando as convenções chegarem em 2022?

QUANTO CUSTA? I

Em meio a tantas candidaturas laranjas que os partidos lançam, meramente para preencher vagas nas chapas, sejam elas do sexo masculino ou feminino, eis que desde o início do ano de 2021 até o seu final, uma lista com vários nomes aparecia como pré-candidatos neste ou naquele partido. A pergunta é: quanto custa uma campanha?

QUANTO CUSTA? II

Neste ano que teremos eleições para escolha de nossos representantes, algumas pré-candidaturas continuam firmes, outras nem tanto. Algumas delas que este blog divulgou como “quase” certa, já não parece que será efetivada. Sabe porquê?  Porque tudo tem um custo, tudo tem um valor. E neste quesito, muitas pré-candidaturas aos poucos vão se apagando e saindo do cenário político cascavelense.

QUANTO CUSTA? III

Pois é, é triste o cenário que se desenha para as eleições deste ano em Cascavel, muita falação, mas pouca ação! Algumas das pré-candidaturas, ora de deputado estadual, ora de deputado federal, continuam sendo ventiladas. Mas sabemos que no fundo, a continuidade da pré-candidatura é tão somente a espera de uma oferta financeira! Funcionará desta maneira: “Você não sai candidato, me apoia pedindo votos, e eu recompenso lhe financeiramente”. Este é o segredo para que ainda existe pré-candidaturas em evidência. Quanto custa isso? Bem, teremos valores quanto for necessário para que um não atrapalhe o outro!

OS NOVOS

Alguns nomes novos estarão na disputa para deputado federal em Cascavel. O vice-prefeito Renato Silva (REPUBLICANOS) é um deles. Outro nome novo para Federal é de Nelsinho Padovani (UNIÃO BRASIL). O partido NOVO deverá lançar Henrique Mecabô a federal. O Solidariedade poderá vir com Adani Triches. Enquanto isso, outros partidos buscam filiar nomes para que possam disputar uma cadeira na Câmara Federal.

ATUAIS

Certo mesmo são as candidaturas de Frangão (MDB), Giacobo (PL) e Evandro Roman (PATRIOTA), este podendo migrar para outra sigla quando a janela partidária para mudança de partido abrir. Coronel Lee (UNIÃO BRASIL) deve deixar a Assembleia e buscar uma cadeira na Câmara Federal. O resto parece que teremos os mesmos nomes de sempre para candidatura a deputado federal.

ESTADUAL I

Para Assembleia Legislativa do Paraná, certo teremos: SUCO (PSD), Gugu Bueno (ainda PL), Adelino Ribeiro (ainda Patriota), Marcio Pacheco (ainda PDT), Professor Lemos (PT), Professor Paulo Porto (PT) e Serginho Ribeiro (PDT). Dos pré-candidatos a deputado estadual que divulgaram que seriam candidatos e no momento estão sumidos, talvez esperando algo cair do céu, estão: Léo Mion, Sergio Ricardo e Mário Sá (PSDB).

ESTADUAL II

Berté do DEM (no momento UNIÃO BRASIL) é outro que desapareceu do cenário Político. Assim como Alécio Espínola (PSC) que ora está para federal, ora para estadual e, no entanto, circula como pré-candidato, mas sem a certeza de estar na disputa, pelo que vemos nos bastidores. Outro é Romulo Quintino (PSC), que estava todo, todo entusiasmado, mas a fogueira parece ter apagado um pouco, não fala como candidato, tão pouco tem demonstrado que será.

OUTROS NOMES

Outros nomes aparecerão, como em toda eleição, Batatinha é um deles, alguns vereadores ou ex-vereadores também devem aparecer para preencher vagas na legendas dos partidos, tanto a estadual como a federal. Do resto, não dá para esperar muito.

FUI !!!

Quanto custa a desistência para apoiar outra candidatura? Isto ainda é uma incógnita, mas teremos valores, malas e apoio$$$.

Compartilhe