COLUNA 03 02 – Qual o montante do capital em dinheiro e imóveis que o IPMC possui?

3 de fevereiro de 2022

Vira e mexe a Câmara de Vereadores de Cascavel recebe projeto para aprovação de pagamento com imóveis, do Município ao IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do município de Cascavel), que nada mais é do que a atualização do cálculo atuarial que o Município tem de repassar por alguns anos ainda ao Instituto. Porém, a população que paga seus impostos e deles saem o dinheiro para pagar os direitos previdenciários dos servidores, não tem conhecimento de qual é o real montante de imóveis e valores aplicados que o Instituto possui no momento.

CONSELHO
Existe um Conselho de servidores que determina as diretrizes de atuação do IPMC, ninguém faz nada sozinho sem passar pelo crivo do Conselho. Todavia, mesmo com a existência deste Conselho, não é dado publicidade à população do montante existente no momento no caixa do IPMC. Tão pouco é dado publicidade ao povo Cascavelense sobre o valor da arrecadação mensal que é repassado aos cofres do Instituto.

APLICAÇÕES
Um pequeno questionamento sobre valores em caixa e em quais instituições financeiras se encontram as aplicações. Ainda que exista uma contabilidade, parte da população, que é quem paga os encargos e salários dos Servidores, não tem conhecimento do montante aplicado e qual o rendimento que o Instituto recebe mensalmente.

IMÓVEIS
Outro fator que não é publicizado é o valor do patrimônio em imóveis que o IPMC possui. Embora todos estes valores estejam devidamente contabilizados, seria importante dar transparência e divulgar à população como está o caixa do Instituto e a previsão que teremos para continuar saldando a dívida do cálculo atuarial, que alguns prefeitos no passado deixaram como rombo aos gestores futuros que administram o Município.

CÂMARA


A Câmara Municipal de Cascavel possui 21 vereadores, no momento, 22, isso porque Nei Haveroth encontra-se licenciado respondendo pela Secretaria do Meio Ambiente. Soldado Jeferson, do PV, é quem está ocupando a cadeira. O legislativo Cascavelense possui, ao todo, 190 servidores entre concursados, nomeados e vereadores na lista de servidores do Legislativo.

QUEM SE ATREVE
Dos 21 vereadores e mais os assessores, impossível não ter algum que não seja capaz de buscar junto ao IPMC valores aplicados e o patrimônio existentes. No mínimo seria salutar dar publicidade à população sobre o tema, já que os valores envolvidos são vultosos. Mas quem se atreve a buscar esses dados para que a transparência seja realizada de forma que todos possam ter acesso?

PARAFRASEANDO
Como diz nosso “eterno deputado” Antonio Baratter: “Em tempo de muda, passarinho não pia”. Assim parece que está a Câmara de Vereadores de Cascavel: em momentos de transição de funções na Prefeitura e na Câmara, quem foi, parece que não será mais, e quem não foi, poderá vir a ser. A maioria, no momento, vai se calar até que tudo seja definido.

FUI !!!
“Em terra de cego, quem tem um olho é … caolho”. Ditado popular.

Compartilhe