COLUNA 04 03 – Quem serão os antagonistas nas eleições 2022?

4 de março de 2022

É comum vermos a cada eleição a trairagem daqueles que sempre disseram ser fieis a um ente. Os antagonistas geralmente aparecem após as convenções. Ora porque o partido está de lados opostos, ora, porque é picado pela “mosca azul”, e a escolha vem quando o protagonista não tem muito a lhe oferecer, diferente do antagonista, que busca nas bases adversarias uma possível aliança momentânea, porém, recheada de ofertas em que mexe com o “$istema”. Seja em cargos, seja através da “mala”.

QUEM E QUANTOS?
O “$istema” mais direto em que o antagonista busca seus (…), é com a popular “mala”. Porém, há aqueles que mesmo não confiando no seu escolhido, fazem acordos para no futuro lhe dar um bom emprego, geralmente pago com o erário, já que a Constituição prevê esta forma de nomeações, independe da qualificação profissional. Poucas são as áreas que exige formação técnicas. Por isso, a indicação política e apadrinhamentos acontecem.

CASCAVEL I
Cidade pacata do interior Paranaense, Cascavel vive momentos de glória, uma cidade em franco desenvolvimento. Todavia existem alguns percalços no caminho. As gestões administrativas do Executivo Municipal, quando na mudança de prefeito, a história nos conta que sempre o entrante, é adversário do saínte. Mesmo com o trabalho incansável daquele que deixou o poder para destruir o novo gestor, e que funciona com auxílio das MATA HARI do Paço, mesmo não dando certo, Cascavel caminha com suas próprias riquezas construídas ao longo do tempo pelos empresários na maioria das vezes.

CASCAVEL II
A interferência para ajudar a administração pública pelas entidades de classe, demonstra que a figura do gestor, algumas vezes é opaca, pois seja pela cor da bandeira partidária ou pela rivalidade política existente daquele que está no poder, acaba as entidades e população, resolvendo vários problemas que sequer, o poder público conseguiria sem a ajuda desses!

ELEIÇÕES
O relato acima, foi escrito justamente para enfatizar o quão necessário seria não haver trairagem quando nos apoios que serão efetivados quando as candidaturas a deputados forem homologadas. O Prefeito Paranhos ao surgir das cinzas em 2010, quando se elegeu deputado estadual, contou com poucos apoiadores naquela ocasião. Os “bagrinhos” cabos eleitorais, fizeram com que isso acontecesse. Daí para frente, Paranhos caminhou com suas próprias pernas até a eleição de 2016, quando venceu o pleito e virou prefeito de Cascavel. Ainda nesta eleição, Paranhos contou com os amigos “bagrinhos” de outrora, mas ao assumir a Prefeitura, esqueceu-os e se transformou no “grande gestor”.

CREDIBILIDADE
Paranhos adquiriu credibilidade junto a população e na reeleição em 2020, obteve a resposta nas urnas, mais de 71% do eleitorado cascavelense lhe conduziu para mais um mandato. Mesmo esquecendo os “bagrinhos” do passado e se aliando aos opositores, tem feito um trabalho de encher os olhos de quem visita Cascavel. Mas a pergunta agora é: Quem Paranhos apoiará para deputado Estadual e Federal?

A ESPERA
Os deputados estaduais Gugu Bueno, Adelino Ribeiro e até mesmo o rival Marcio Pacheco, somado ao vereador Rômulo Quintino, esperam o apoio de Paranhos. Quem Paranhos abraçará, já que tirando Marcio Pacheco, todos estiveram juntos somando na campanha vitoriosa da reeleição do prefeito. Paranhos escolherá um deles para caminhar juntos e abandonará os demais? Ou gravará um “VÍDEO”, pedindo votos para eles e se resguardará sem participar junto na caminhada de cada um, furando a sola do sapato? Como fez em sua primeira eleição de deputado?

E FEDERAL?
Como será o apoio do Prefeito Paranhos aos protagonistas que serão candidatos a reeleição e eleição de deputado federal? Nelsinho Padovani espera o apoio de Paranhos. Frangão a mesma coisa. Giacobo tem participado ativamente junto com a administração, já que o PL, sempre esteve alinhado com Paranhos na Prefeitura.

RENATO SILVA
E o vice-prefeito de Cascavel Renato Silva, terá apoio exclusivo do Prefeito Paranhos caso seja candidato a deputado federal? Eis alguns abacaxis que o Prefeito terá que descascar, principalmente após as convenções.

DIVIDIR
Neste contexto de apoios e mais apoios. Ou seja, apoiar a todos será o caminho mais fácil para Paranhos? E este apoio servirá para alguma coisa, já que se apoiar a todos, continuaram os candidatos na mesma, pois o pedido de votos direcionado por Paranhos, servirá para que, se a concorrência atrás do voto continuará da mesma forma! Para saber se o apoio de Paranhos rendeu ou não votos para os candidatos, o apoio teria de ser na escolha de um só nome, estar com todos, não significa que ajudou, até porque, todos farão votos em Cascavel, com o sem apoio do prefeito.

FUI !!!
“Da minha história o protagonista sou eu … E você, escolha seu papel”. Autora Conceição Enes

Compartilhe