COLUNA 04 11 – Ciranda das cadeiras de parlamentares pode chegar a Cascavel

4 de novembro de 2021

Quando algo começa errado, não tem como dar certo. Mas o certo mesmo é que, aos poucos, aqueles partidos que usaram de estratégias não recomendadas nas eleições, estão respondendo na Justiça Eleitoral, e isso pode custar as cadeiras de eleitos, como aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Se bem que em todos casos cabem recursos ao Supremo Tribunal Federal.

CASCAVEL
Na ciranda das cadeiras na Assembleia Legislativa, Cascavel ganhou um deputado, no caso, Adelino Ribeiro (Patriota). Por estas bandas, tramita na Justiça Eleitoral um processo sobre as eleições municipais de 2020, em que o suplente de vereador Josué de Souza (MDB) e Carlos Xavier (REPUBLICANOS), entraram na Justiça pedindo a cassação da chapa de vereadores do PL.

PEDIDO
O pedido de cassação da Chapa do PL, que tem dois vereadores eleitos naquele pleito, Celso Dal Molin e Aldonir Cabral, é baseado nas informações apresentadas pelos denunciantes Josué de Souza e Carlos Xavier, de que o partido teria utilizado candidaturas “laranja” para aumentar o número de homens na chapa.

A DENÚNCIA
A denúncia refere-se a uma cidadã que estava candidata no registro de candidatura e através de mensagens pelo WhatSapp declarou a um dos denunciantes que trabalhou para outro candidato, de outro partido. Segundo consta, na urna que a suposta “laranja” vota, não apareceu nenhum voto para ela, ou seja, ela não votou para ela mesmo. Isso, na visão dos denunciantes, configura a irregularidade na formação da chapa.

PRIMEIRA INSTÂNCIA
Em julgamento de primeira instância que aconteceu em Cascavel, a Justiça indeferiu o pedido dos denunciantes, o que os levou a recorrer junto ao TRE/PR. Pois bem, o recurso impetrado no Tribunal teve desfecho na última semana.

CONTINUIDADE
Segundo informações, a procuradoria do Tribunal Regional Eleitoral, acatou o recurso e deu encaminhamento para prosseguimento. Pelas informações, mesmo tímidas ainda, o processo foi encaminhado aos membros do Tribunal mais especificamente ao relator para que seja levado a plenário da corte. O que pode acontecer nos próximos dias.

CIRANDA
Caso os denunciantes obtenham êxito no Tribunal, cabe recurso no TSE e no STF. No entanto, o processo continua e assim, quando do desfecho, poderá ocorrer ciranda de cadeiras na Câmara de Vereadores de Cascavel, como aconteceu na Assembleia Legislativa. Aguardemos os próximos capítulos deste “seriado” que não tem horas, nem dias, nem meses e até anos para chegar ao veredito final por parte da Justiça.

FUI !!!

O Blog que tem o objetivo de especular, informar e satirizar fatos, possui alguns personagens, tais como as paredes, as divisórias, os biombos, os tapumes, A MATA HARI, o TIO TIÃO, agora tará nas proximas colunas, a opinião forte do “O OREIUDO”.

Compartilhe