COLUNA 04 12 – Tudo certo! Nada certo!

4 de dezembro de 2023

Para quem transita no meio político de Cascavel, parece até acreditar que as candidaturas para 2024 à prefeito, estão todas alinhadas! Ledo engano.

Até porque, quando a hora H chegar, vai ser o maior corre-corre para sustentar candidaturas que ora estão colocadas como certas. Certo mesmo, é que no momento, parece estar certo, mas (…) tapetes serão puxados quando as convenções começarem!

VEJAMOS:

Você, e-leitor, tem total certeza de que todos aqueles que dizem ser candidatos, de fato serão? Ainda no meio disso tudo, tem os “famosos acordos políticos” feitos geralmente no apagar das velas, às vésperas das convenções. Portanto, alguns desses que tem a promessa de se não for candidato a prefeito, terá a chance de ser indicado para vice. Fique esperto, que muitos partidos almejam este cargo para estar junto com essa ou aquela sigla no caso de formação de uma frente ampla.

UNIÃO BRASIL

Um exemplo disso tudo é o União Brasil. Alguém acha que o partido de Cascavel que tem na presidência o Deputado Nelsinho Padovani vai junto com o grupo de Paranhos, sem pedir nada em troca? Seja a vice ou alguma secretaria de porteira fechada, quero dizer, indicação de todos os cargos da pasta.

PROGRESSISTAS

O Progressistas de Cascavel, alguém imagina caminhar junto com o candidato indicado pelo Paço Municipal, no caso Renato Silva, simplesmente pelo “vistoso” bigode do “homi”. Não né! Antes do martelo ser batido conversas serão feitas, e aí, como resolver o impasse?

PSD

O PSD de Cascavel, que tem à frente do mando da executiva local o Deputado Gugu Bueno, que vem trabalhando na formação de uma chapa forte de candidatos a vereadores, será que vai ficar fora da disputa à Prefeitura de Cascavel? O partido, que tem o Governador Ratinho Junior, vai apostar suas fichas em outro partido que não seja o PSD, visando as eleições de 2026 à presidência da República? Nem precisa entender muito de política para entender que o PSD terá Gugu Bueno candidato a prefeito, querendo ou não alguns aliados do Paço. Se não for Gugu na cabeça de chapa, pelo menos indicará um nome do partido para vice. Se assim não o fizer, poderá Ratinho Junior ficar à deriva em 2026. Cobrar de quem daí?

MARCIO PACHECO

Barrado pela Executiva Nacional do Republicanos na disputa pelo cargo de prefeito, um ano antes da eleição, declaração do Presidente da sigla Marcos Pereira afirmando que o candidato a Prefeito será Renato Silva, o que pensam que irá acontecer? No meu singelo entendimento, deram guarida para Pacheco procurar outro rumo, ou seja, outra sigla. Para qual partido irá Pacheco? Eis a incógnita. Esperamos que o tempo a desanuvie!

PODEMOS

E o Podemos? Bem, pelo que se sabe de conversas de bastidores, poderá caminhar com o partido Novo, que terá como candidato a prefeito o jovem político Henrique Mecabô. Neste caso, o nome do Podemos para a vice, poderá ser o do presidente da sigla local, Vilson Basso, que também é o 1º suplente de senador do incansável Flávio Arns, que vai eleição e vem eleição, sempre está na disputa.

EDGAR BUENO

Este deve ter adquirido o sapato de Paranhos das eleições passadas. Aqueles sapatos furados de tanto andar pela cidade. Edgar não tem parado sua via sacra visitando o eleitorado dos bairros. Há quem diga que Paranhos não cedeu os sapatos a Edgar, porque pretende doar a Renato Silva que não é de caminhar muito pela cidade. Então este sapato do Paranhos vai servir para Renato, já que este não é muito de bater perna na periferia.

A ESQUERDA

Pois é! Uma situação a ser estudada. Se a canhota possui nomes para disputar a prefeitura de Cascavel? Que “cargas d´água” o candidato da situação, Renato Silva, foi a Brasília ter um téti-a-téti com a Deputada Federal Gleisi Hoffman? E da conversa com a comandante nacional do PT possivelmente assegurou junto a Executiva Nacional do Republicanos Marcos Pereira aquela declaração de que aqui em Cascavel, o Renato será o candidato? Qual foi a moeda de troca? E o PSB de Marcos Vinícius que estava em tratativa com a federação do PT, vai fazer o que? Marchar para onde?

SEM RUMO

Rômulo Quintino diz que será candidato a prefeito. Porém, penso que na realidade será candidato a vice em uma das chapas. Seja ela de situação ou oposição. Caso isso não aconteça, possivelmente Rômulo iniciará o projeto para ser candidato a deputado estadual em 2026. Contudo, Romulo deverá mudar de sigla quando a janela partidária abrir, para daí decidir o que fazer.

FUI !!!

“A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes”. Autor Winston Churchill

Compartilhe