COLUNA 05 08 – Não sei se fico. Mas também não sei para onde vou

5 de agosto de 2021

Os momentos vividos por alguns políticos em cargos eletivos não é decidir se será ou não candidato nas eleições do próximo ano. É a decisão que deverá ser tomada quando a janela partidária abrir para mudança de partido. Muitos não sabem ainda se ficam no partido que estão ou se migram para outro.

INSATISFEITOS
Em Cascavel muitos dos pretensos candidatos a deputados estão na prerrogativa de mudarem de partido. Sejam os que ora ocupam um cargo eletivo, sejam aqueles que não estão satisfeitos na sigla que os abriga e tencionam engrossar as fileiras de outras agremiações.

VEREADORES
Alguns vereadores de Cascavel, que pretendem disputar a eleição de deputado, não têm direito de mudar de partido quando a janela partidária abrir. Somente deputados poderão utilizar desta ferramenta sem correr risco de perder o mandato. Mas o que fazer quando o vereador não está de bem com a sigla em que ora está filiado? Bem, este é um abacaxi que terá que descascar quando o prazo de mudança de sigla se esgotar.

CÂMARA
Entre as atuais 21 cadeiras ocupadas na Câmara de Vereadores de Cascavel, cerca de 10 legisladores pretendem disputar as eleições. Dentre eles estão Valdecir Alcântara (PATRIOTA), Serginho Ribeiro (PDT), Josias do Interlagos (MDB), Policial Madril (PSC), Rômulo Quintino (PSC), Mazutti (PSC) ou Pedro Sampaio (PSC), Sadi Kisiel (PODEMOS) e Tiago Almeida (DEM). Mas o que podem fazer para ter vaga nas convenções, estes que pertencem à mesma sigla partidária?

MUDANÇAS
A “tchurma” do PSC Cascavelense é a que mais faz engenharia para ter um escolhido. O que fazer? Mudar de sigla e correr o risco de perder o mandato de vereador? Ou ficar a mercê dos caciques do partido, “murchar o rabo” e ficar quietos sobre o assunto candidatura?
Eis uma questão que somente no próximo ano vamos ver quem tem bala na agulha para mudar de sigla e assim, garantir uma candidatura.

CIRANDA
A ciranda partidária continua! O Deputado Estadual Gugu Bueno, poderá deixar o PL e migrar para o Republicanos ou PSD. Já o ex-deputado Adelino Ribeiro, deixará o PSC e engrossará as fileiras do PL. Já o deputado Márcio Pacheco, deve deixar o PDT e migrar para o Republicanos, DEM ou PSD.
O deputado Coronel Lee, é outro que deverá deixar o PSL e migrar para a sigla em que o Presidente Bolsonaro se filiará. O empresário Nelsinho Padovani deve deixar o PTB e se filiar no REPUBLICANOS. Thiago Stefanello, hoje no PP, continua no PP, mas há possibilidades de migrar para o PSD do Governador Ratinho Júnior.

MUITO MAIS
O engenheiro Mário Sá, hoje no DEM, tem convite do PSDB. O mesmo acontecendo com Edgar Bueno que não concorrerá pelo PROS e deverá se filiar em outra sigla. O presidente da SRO (Sociedade Rural do Oeste), Dr. Adani Triches, deve deixar o Cidadania e migrar para o Solidariedade ou outra sigla que o acolha.
Outro que poderá deixar o Cidadania e migrar para o DEM é o empresário João Cunha Júnior. Estes são alguns dos que se movimentam dentre tantos outros candidatos.
Teremos de fato uma grande ciranda partidária, tanto dos que estão em cargos eletivos, como daqueles que não estão na ativa, mas estão “na pista”.

CONVITES
O que não falta em Cascavel são convites de líderes partidários para obter nomes fortes da política local em suas siglas. Mas e as mulheres? Até então, só está sendo cogitado mudanças e filiações dos “marmanjos”, enquanto que de convites a mulheres não se ouve falar nos bastidores. Por que será?

FUI !!!
“Estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído que antecede a derrota”. Autor: Sun Tzu

Compartilhe