COLUNA 06 12 – Criação de Autarquia em Cascavel gera discussões na população

6 de dezembro de 2023

Foi aprovada, em 2º turno, na Câmara Municipal de Cascavel, na terça-feira, 5, a autarquia municipal denominada Agência de Inteligência e Fomento de Cascavel, com personalidade jurídica de direito público, autonomia técnica, administrativa e financeira, patrimônio e receita próprios, constituída como unidade da administração indireta do Município de Cascavel.

VOTAÇÃO

Votaram contra a criação QUATRO Vereadores: Edson Souza (MDB), Rômulo Quintino (PL), Professora Liliam (PT) e Policial Madril (PODEMOS).

Votaram a favor da criação da autarquia 16 Vereadores: Cidão da Telepar (PSB), Cléverson Sibulski (SOLIDARIEDADE), Josué de Souza (MDB), Josias de Souza (MDB), Mazutti (PODEMOS), Melo (PP), Professora Beth Leal (REPUBLICANOS), Professor Santello (PRD), Pedro Sampaio (PODEMOS), Serginho Ribeiro (PDT), Soldado Jeferson (PV), Tiago Almeida (UNIÃO BRASIL), Valdecir Alcântara (PRD), Sadi Kisiel (PODEMOS), DR. Lauri (SOLIDARIEDADE) e Carlos Xavier (REPUBLICANOS).

MOMENTO

Segundo conversas de bastidores e postagem em redes sociais da população, o momento é inadequado para criação desta autarquia.

Tudo porque o município atravessa momentos difíceis, segundo informações da própria Prefeitura, e existe a questão em discussão ainda do aumento salarial da enfermagem, categoria que ficou em greve por 12 dias, sem êxito nas demandas.

CARGOS

Querendo ou não, a criação da autarquia vai gerar despesas. Já que o projeto prevê, no organograma, um presidente com salário de cerca de R$ 20 mil mensais e dois diretores, com salários em cerca de R$ 11 mil mensais.

Além de contar, é claro, com mais servidores para o funcionamento.

DESERTA

Mais uma vez foi frustrada a licitação do Transporte Coletivo de Cascavel. Com data marcada para a manhã desta quarta-feira, 6, acabou que nenhuma empresa apresentou proposta a concessão do serviço.

A expectativa era que com a licitação realizada, a Prefeitura finalmente atendesse a expectativa dos usuários do sistema em iniciar um novo ciclo no Transporte, com ônibus elétricos e outras vantagens. Como o resultado da licitação foi “DESERTA”, um novo edital deverá ser lançado para realização da disputa no próximo ano.

Compartilhe