COLUNA 07 07 – Divergências de pensamentos em indicações na Câmara Municipal de Cascavel

7 de julho de 2021

Tudo parece estar em total controle na política administrativa de Cascavel. O prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) tem as rédeas de seus comandados dentro do contexto de servidores e nos cargos de livre nomeação. O mesmo acontece na Câmara de Vereadores. O presidente Alécio Espínola (PSC) trabalha tranquilo com os demais vereadores, sejam eles da situação (base de governo) ou da oposição ao Governo Municipal.

MAS NEM TUDO É REAL
Na Câmara de vereadores, a cada sessão Ordinária, um debate diferente daquilo que se vê nos bastidores. O líder de governo na Câmara, Pedro Sampaio (PSC), vem trabalhando na defesa do Executivo Municipal com grande performance. Tem defendido o governo até no que não afeta o Executivo. Tem disparado críticas a seus pares que elaboram indicações ao governo, inclusive querendo ditar regras aos seus pares quando nas indicações que não partem do Executivo, e do próprio Legislador, que busca enquadrar algumas situações administrativas do Governo Municipal.

SEGURANÇA
O vereador Dr. Lauri (PROS) apresentou na última sessão, indicação quanto a um modelo de segurança pública em todo o Município. Juntando as forças de segurança já existentes e separando-as em núcleos nos bairros e regiões da cidade. Apresentou detalhadamente regiões que sequer tem um posto policial. Seja na esfera nacional (Polícia Federal), estadual (Polícias Civil e Militar) além da Guarda Municipal. Citou inclusive a possível construção da sede da Polícia Federal próximo à Rodoviária. Citou também a possível construção, na Região Norte, da sede do Batalhão da Polícia Militar.

SOLTOU FUMAÇA
Foi então que, após a apresentação do Vereador Dr. Lauri, a fumaça subiu pelo cachimbo do líder Pedro Sampaio. Disse ele ao vereador que esse se intromete muito nas discussões que não são da sua competência, pois os núcleos de segurança, como a construção da sede da Polícia Federal, é estratégia da própria PF, não cabendo aos vereadores fazer indicações ou questionamentos de locais para construções de sedes das corporações de segurança pública.

ESTRATÉGIA
Esqueceu o vereador Pedro Sampaio que toda estratégia que envolve questões públicas deve ser discutida com a sociedade, assim como qualquer outro projeto que envolve o município, pois os vereadores são legítimos representantes da comunidade, e assim, cabe aos vereadores indicar e também dar uma solução para quaisquer problemas que envolvam a coisa pública.

RELEMBRANDO
Vamos relembrar a situação da Construção da Penitenciária Federal em Cascavel, nos idos de 2003/2004, quando o então Secretário de Justiça do Paraná, o cascavelense Aldo Parzianello, propôs a construção da Penitenciária no Município, o que fez os vereadores e as entidades representativas da cidade, debater e rechaçar o presídio no município, tanto que foi transferido o projeto para a cidade de Catanduvas-PR, onde foi efetivamente construído.

A FORÇA DO POVO
A força do povo pode ser representada pelos Legisladores ou ainda pelos próprios cidadãos. A voz do povo engrandece o desenvolvimento do Município, Estado e Nação, e é através do parlamentar, senhor Vereador Pedro Sampaio, que o povo tem expressa sua voz. Do contrário, Vossa Senhoria estaria desempregado, já que no momento está à serviço deste POVO!

FUI !!!
Não se legisla somente na teoria, mas sim com prática e sabedoria, pelo menos naquilo que vai se propor para beneficiar a população.

Compartilhe