COLUNA 08 02 – A corrida dos pré-candidatos a deputados aos cabos eleitorais

8 de fevereiro de 2022

Com a aproximação da janela partidária para mudanças de partidos, sem que haja ônus da perda do mandato pela mudança de sigla, os pretensos candidatos a deputados iniciam a corrida atrás dos cabos eleitorais. Aqueles que têm potencial em alguns municípios e ou comunidades. Mas a disputa não está mole não. O custo para ter um cabo eleitoral de potencial grande, seja nos municípios ou nas comunidades (bairros, loteamentos, servidores e presidente de associações, entidades de classe), está tirando o sono de muitos que almejavam ter este ou aquele engajado em sua campanha.

POTENCIAL

O que é ter potencial de votos? Bem, em período eleitoral aparecem ofertas de muitos cabos eleitorais alegando possuir um “curral” eleitoral. Ora, em pleno século 21, impossível haver isso ainda. O que existe na realidade, são lideranças capazes de convencer a comunidade de que o nome que representam, será capaz de construir, junto aos governos, projetos e programas que mudarão a qualidade de vida daquela comunidade. Não basta ser conhecido, tem de ter credibilidade junto a população para ser um cabo eleitoral de grande potencial.

MENTIRAS

Ainda sobre os mentirosos cabos eleitorais, existem aqueles que dizem ter uma quantidade de votos que podem eleger o candidato com facilidade. Mas se tiver todo este potencial de convencimento sem “dinheiro”, porque não sai candidato? As mentiras são reveladas a cada eleição! Quando as urnas são abertas se percebe que na realidade, aqueles de fala mansa e de potencial convencimento a favor do candidato, sequer conseguem os votos dos próprios familiares, imagina os apenas conhecidos.

JANELA PARTIDÁRIA

Quem são os deputados em cargos eletivos que, em março – quando abrir a janela partidária, mudarão de sigla? Vejo que os representantes de Cascavel na Assembleia Legislativa – cinco deputados, pelo menos quatro deles migrarão para outras agremiações. Já nossos representantes na Câmara Federal, dos três deputados, apenas um deles parece que migrará para outra sigla.

VEREADORES

Quanto aos pré-candidatos que estão vereadores no momento, a janela partidária não ajudará muito se o partido não assinar a liberação do filiado para mudança de sigla. Não basta o vereador querer sair candidato por outra agremiação – tem que haver a liberação formal do partido para que isso aconteça. Então, dificilmente algum nome que está vereador, conseguirá esta liberação, uma vez que está cada dia mais difícil buscar nomes para engrossar fileiras partidárias para serem candidatos a deputado.

CAFÉ NO BULE

Diante da crise que assola a economia brasileira, vejo que o único que tem “CAFÉ NO BULE”, seja em propaganda ou com sociedade, é o apresentador Ratinho. Já que por algum tempo, a propaganda da bebida matinal, foi amplamente divulgada. O resto terá que passar o pires para buscar recursos, ou então tirar aqueles guardados embaixo do colchão e fazer a distribuição. Do contrário, os cabos eleitorais que aguardam a cada dois anos para encher as “burras”, ficarão somente no cafezinho, isso se baixar um pouco o custo do gole! {risos}…

FUI !!!

“Quem gosta de levar vantagem reconhece a própria incompetência”. Autoria de Rutra Larama

Compartilhe