COLUNA 11 05 – ACESSO RESTRITO!

11 de maio de 2023

Entrar no imaginário do cidadão não é coisa fácil para a maioria dos profissionais da área. Mas, entrar na discussão do que pensa fulano ou sicrano, quando se quer obter informações sobre questões partidárias é bem mais fácil!  Mesmo que estas informações sejam das mais insignificantes possíveis. Sempre haverá um comentário daqui e dali sobre o futuro político de cada um. Do que falou ou escreveu em algum lugar. Por isso, a especulação de alguns assuntos da política a cada dia vai ficando mais interessante.

DUAS SITUAÇÕES

O ex-prefeito Edgar Bueno (Solidariedade), buscou apoio do presidente estadual do partido, Professor Luizão, para ser o candidato a prefeito de Cascavel pela sigla. Todavia, ainda há muita água para rolar debaixo dessa ponte, já que a executiva Cascavelense não o quer como candidato.

De outro lado, Edgar apareceu no último domingo, 7, correndo a 14ª Meia Maratona das Cataratas, em Foz do Iguaçu, ao lado do Deputado Federal Beto Richa (PSDB) e de Mounir Chaowiche, ex-presidente da Sanepar e Cohapar no governo Richa. O encontro aconteceu na corrida e se houve conversas sobre filiação de Edgar no PSDB, não sabemos, mas há quem diz que Edgar poderá voltar ao ninho Tucano. Será?

ÁGUAS MANSAS

Quem navega em águas mansas por enquanto, em Cascavel, é o Prefeito Paranhos. Ainda que esta navegação tenha dia e hora para terminar, Paranhos, que está no Podemos, por força da fusão partidária do PSC com o próprio Podemos, tem recebido convites de outras siglas para se filiar.

Uma delas é o MDB, outra que efetuou convite é o “Mais Brasil”, fusão partidária do PTB com Patriota, aguardando homologação do TSE. Além do PL, que segundo informações, também convidou o Prefeito para se filiar à sigla.

POSSIBILIDADES

Por estar em uma zona de conforto no momento, não significa que Paranhos permanecerá no Podemos. É salutar informar que na política tudo pode acontecer, e se acontecer o que está em tratativas na capital federal, Paranhos continuará no Podemos.

O QUE ACONTECERÁ?

Nossa MATA HARI palaciana de Brasília, nos informou que o ex-senador Álvaro Dias, poderá vir a ser o presidente nacional da sigla. Isto acontecendo, dificilmente Paranhos deixará o partido. Mas caso isso não aconteça, é certo que neste ano Paranhos não mudará de partido, pelo menos é o que se ouve nos bastidores da política local.

TRÊS FORA DO PODEMOS

No mínimo três dos seis Vereadores de Cascavel pelo Podemos poderão deixar a sigla quando a janela partidária abrir para mudanças de partidos, especialmente para aqueles com cargos eletivos. O Vereador Mazutti deve migrar para o União Brasil, assim como Cléverson Sibulski, do Solidariedade. Já Pedro Sampaio poderá engrossar as fileiras do PL, visando a próxima eleição. E o pré-candidato a prefeito, Presidente da Câmara Municipal, Alécio Espínola, tem indicativos de que poderá se filiar no “Mais Brasil”, partido gerado pela fusão de PTB e Patriota.

OUTROS TRÊS

Ainda não se sabe quais serão os destinos dos outros três vereadores do Podemos: Misael Junior, Policial Madril e Sadi Kisiel. Se ficam ou saem do partido na janela partidária de março de 2024. Por isso, continuo dizendo, é muito cedo para afirmar que tudo isso acontecerá. Mas relatamos o momento. O resto? Bem, só o futuro dirá!

Compartilhe