COLUNA 11 07 – Passado o momento de filiações e licenças, vem aí a escolha dos vices

11 de julho de 2024

Na política partidária, tudo parece ser, mas não! O que é hoje, amanhã já não é mais! Assim são as discussões e acordos até as convenções para escolha do candidato a prefeito. No entanto, a escolha dos vices para compor a chapa majoritária, traz dessabores no meio, e, os “caciques” dos grandes grupos, vão empurrando este ou aquele com a barriga para não descartar e perder para o concorrente. Não importa nada, o que importa aos grandes, é não perder o apoio deste ou daquele partido rumo a prefeitura de Cascavel.

LOTEADOS

Não muito distante da realidade do dia a dia, vemos que, não importa o quão importante é a escolha do nome para ser o gestor, o que importa para estes “grandes caciques” é não perder o embalo e continuar sempre no comando de uma população carente e necessitada. Tais como adequação no sistema de saúde, esporte, cultura, segurança pública e educação.  Quanto a obras, bem, esta é uma outra situação que envolve os “pesos pesados” da esfera estadual e federal, são os chamados, deputados. Por isso, digo que seja qual for o futuro prefeito e o vice, a prefeitura será sempre “LOTEADA” quando se fala em acordos políticos.

PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO

Cascavel tem no momento sete pré-candidatos a prefeito, são eles: Coronel Lee (AGIR), Fernando Mantovani (MDB), Henrique Mecabô (NOVO), Professora Liliam (PT), Marcio Pacheco (PP), Edgar Bueno (PSDB) e Renato Silva (PL). Entretanto, ainda poderá haver mudanças nos nomes. Não está descartada a possibilidade de ainda, Alécio Espínola figurar como candidato a prefeito no PL quando as convenções chegarem. Isto porque, numa análise mais aprofundada, podemos dizer que, não basta para o candidato a prefeito ter o apoio de alguém com grande carisma junto a população, o carisma político tem de ser do próprio candidato. Credibilidade, amizade, carisma não se transfere, se adquiri ao longo do tempo.

ESCOLHA DOS VICES I

Neste diapasão, a corrida no momento dos partidos de ponta, é a escolha de um nome para ser o melhor vice. A Federação do PT, PCdoB e PV, tem discutido o nome da professora municipal Monica Andressa Silveira (PCdoB) como provável candidata a vice na chapa encabeçada pela também professora Liliam.

ESCOLHA DOS VICES II

Já no partido Progressista, o (PP) que tem como cabeça de chapa o deputado estadual Marcio Pacheco, o nome do vice que está colocado dentro do grupo, é do vereador de três mandatos Rômulo Quintino. Isto até o momento, podendo haver mudanças nas convenções, ou não. Caso o PP venha buscar um nome de consenso com outra sigla que no momento tem candidatura a prefeito.

ESCOLHA DOS VICES III

No MDB, temos o nome do empresário Fernando Mantovani na Cabeça de chapa, com possibilidades avançadas de ter o advogado DR. Moacir Vozniak do AVANTE lançado a vice-prefeito, ou até mesmo, um possível lançamento de candidatura chapa “puro sangue” com Walter Parcianello (MDB) na vice de Mantovani.

ESCOLHA DOS VICES IV

A Federação PSDB/Cidadania tem o nome do ex-prefeito Edgar Bueno como cabeça de chapa, para vice, ainda está sendo costurado um nome. Porém, circula nos bastidores o nome de Sueli Frare, vereador professor Santello e o ex-Coronel da policia Militar, Coronel Garcez, todos do União Brasil. Não está descartado a possibilidade de ter um nome de outra sigla que venha a se agrupar em que no momento tem o partido com candidatura a prefeito.

 ESCOLHA DOS VICES V

O partido NOVO, tem o nome do jovem Henrique Mecabô como pré-candidato a prefeito. Todavia, as discussões do nome de Mecabô para ser vice são constantes. Tem sido propagado nos bastidores, que Mecabô está alinhado, e conversado um possível acordo com o grupo do prefeito Paranhos que tem Renato Silva com pré-candidato a prefeito na cabeça de chapa. Os rumores dão conta que a pedida de algumas secretarias por parte do partido NOVO, está sendo o entrave no momento.

ESCOLHA DOS VICES VI

O AGIR tem o nome do ex-deputado estadual Coronel LEE como pré-candidato a prefeito. Todavia as articulações continuam sendo realizadas, podendo assim, o Coronel ser o candidato a vice na chapa encabeçado por Mecabô do NOVO, ou vice-versa. Só as convenções nos dirão o que irá acontecer.

ESCOLHA DOS VICES VII

O leilão pela vice de Renato Silva está sendo realizado. Entra no páreo o ex-secretário de finanças de Cascavel, Gelson Uecker (Republicanos), o presidente da Câmara Alécio Espínola – este seria então o lançamento de candidatura de chapa “puro sangue” do PL no caso-, de Mecabô do NOVO que está sendo propagado nos bastidores e do pré-candidato a prefeito Fernando Mantovani do MDB. O partido está de namoro há tempos com a turma do Paço, podendo assim vir a ser o vice na Chapa do PL. Será verdade?

FUI !!!

“O mais importante não é TER bens, autoridade ou poder; o mais importante é SER referência e fazer a diferença na vida das pessoas”! Autora, Élida Pereira Jerônimo

Compartilhe