A política só é apaixonante porque ninguém tem certeza de nada. Tudo parece perfeito e tudo parece imperfeito. Mas o que é apaixonante são as tratativas que os mandatários das siglas fazem na pré-temporada de caça aos candidatos. Vejamos: Cascavel, nos últimos tempos, tem feito uma bancada invejável na Assembleia Legislativa. Mesmo que 1/3º dos votos nominais do Município vão para candidatos de outras regiões, que não o Oeste e Sudoeste do estado.
ELEIÇÕES 2022
No momento, líderes partidários discutem a formação de agrupamentos para disputa das eleições neste ano. No jogo, várias escalações são realizadas. O Governador Ratinho Júnior (PSD) que até então diziam não ter adversários para o cargo, continua não tendo! Todavia, alguns nomes começam a aparecer para fazer sombra à reeleição dele.
QUATRO NOMES
Para o governo, além de Ratinho Junior, mais três nomes já compõe a lista: César Silvestre (PSDB), Zé Boni (AGIR) e Roberto Requião (PT). Até as convenções outros tantos poderão aparecer ainda. Mas o bicho pega mesmo, é quando se fala nas chapas de deputados, seja a estadual ou a federal.
À ESTADUAL
Acompanhando atentamente as tratativas entre os pré-candidatos a deputado estadual com os “caciques” dos partidos, vemos que Cascavel continua tendo a possibilidade de eleger cerca de 5 deputados estaduais neste ano. Depende da estratégia de cada um dos que despontam com mais chances de eleição.
PSD
É certo que o PSD, partido do Governador Ratinho Júnior, contará com dois nomes de Cascavel na sigla. Gugu Bueno e Alexandre Guerino (o Suco). Porém, nos bastidores, comenta-se que o deputado Adelino Ribeiro poderá figurar na lista do PSD, após o encontro do Deputado com o Governador semana que vem, para tratar do assunto. Caso Adelino se filie no PSD, Cascavel contará com três candidatos a deputado estadual pelo partido.
PARTE BOA I
Há quem analise que será o partido da “morte”. Mas quando se analisa sem paixões, percebemos que não é de todo ruim este número de candidatos de Cascavel na mesma sigla. Mesmo se tratando de estar em um “CHAPÃO”, a expectativa de eleição de muitos dos candidatos é grande. E caso se concretize tal situação, com o PSD tendo Gugu, Adelino e Suco como candidatos a deputado estadual, uma coisa é certa: os votos destinados a eles pelos eleitores de Cascavel, ficarão na mesma sigla.
PARTE BOA II
Vejamos uma conta básica: se cada um sair candidato em uma sigla e fizerem X votos dos Cascavelenses, teremos na legenda de cada partido esses X votos. Caso os três saiam em uma só legenda, os votos (x) + (x) + (x), darão à legenda a somatória de três X. Isso ajudaria os Cascavelenses a evitar votar em um candidato de Cascavel e eleger um de outra região. Quando se soma, tudo fica mais fácil. Quando divide, todos perdem!
Se de fato os candidatos estão pensando na representatividade Cascavelense na Assembleia, o caminho do quanto maior o número de candidatos e, por consequência, de votos, na mesma sigla, maior a chance de se eleger.
FUI !!!
“A simplicidade do pensar culmina com a grandiosidade do sentir”. Autora Luiza Gosuen