COLUNA 17 02 – Aprovação da federação partidária deixa políticos sem saber para onde migrar

17 de fevereiro de 2022

Todo o trabalho feito nas bases dos Estados e Municípios pelos partidos políticos nos últimos três anos, parece ter sido inócuo com a aprovação da federação partidária. Exemplo disso são as filiações que partidos fariam na abertura da janela partidária, para aqueles deputados no exercício da função legislativa e vereadores (estes com liberação do partido, para migrar à outra sigla).

SEM RUMO
A questão é: para onde migrar os interessados se a janela partidária vai até de 2 de março até 1º de abril, enquanto que para a federação o prazo é 31 de maio? Para não correr riscos os deputados que querem estar junto deste ou daquele candidato ao Governo, tem de esperar até o último minuto de filiação, para ver se o partido em que o candidato ao governo vai estar não estará federalizado com outros partidos, que não seja o de seu interesse.
Isso vem deixando todos praticamente sem rumo até o final de março!

TERRITÓRIO CIDADÃO
Os rumores de que o Deputado Adelino Ribeiro estaria conversando com líderes do MDB para uma possível filiação partidária, são verdadeiros. Que o Deputado pleiteava junto ao Prefeito Paranhos a gestão do Território Cidadão para nomear Cocão, também é verídico. Contudo, com a palavra dada a Paranhos e Ratinho que caminharia junto com o grupo nas eleições, está descartada a possibilidade de filiação no MDB e também de Cocão assumir o Território Cidadão, no momento. Até porque, dificilmente o MDB estará junto com Ratinho nas eleições!

R$ 3 MILHÕES
O Deputado Adelino se reuniu com o Secretário Chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, na quarta-feira, 16, quando solicitou a liberação de R$ 3 milhões em recursos para a saúde de vários municípios. Apesar da solicitação já realizada a relação dos municípios que serão contemplados com as verbas, não foi divulgada. Fica o registro!

CRÍTICAS À SAÚDE
O Vereador Edson Souza (MDB), teceu várias críticas ao Secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, no início deste ano. Em rodas de conversas os comentários eram de que as críticas seriam para derrubar Miroslau e assumir a pasta. Questionado pelo Blog sobre tais conversas o Vereador foi enfático: “Não há nada disso, não almejo assumir a Secretaria, tão pouco derrubar o Secretário. O que quero realmente é ajudar o Executivo a funcionar dentro de uma perspectiva de auxiliar a colocar em prática projetos e programas que possam favorecer os servidores da saúde e a população em geral”, finalizou!

PASSAPORTE DA VACINA
O que se vê é que muitos políticos se utilizam no momento para aparecer mais do que a necessidade de validar o PASSAPORTE DA VACINA, ou não, nos estabelecimentos públicos e privados. A preocupação de alguns, é deixar claro para uma parte da população que são contra. Outros que são a favor! Ora, em meio a tanta situação desagradável que o Coronavírus causou, ainda assim, alguns utilizam destes expedientes para fazer politicagem.

DESAGRADÁVEL
Regras são para serem aplicadas, seja para agradar uma camada da população ou desagradar. No entanto, a questão de alguns estabelecimentos de ensino em cobrar o PASSAPORTE DA VACINA, vem gerando debates de ideias diferenciadas. Porém, alguns utilizam do mecanismo para fazer politicagem e não no intuito de gerar políticas voltadas às necessidades da população. Desagradável ver debates desta natureza sendo realizados nos legislativos!

O DIREITO
Se regras são para ser cumpridas, então que as cumpram! Porque na opinião deste blogueiro o direito de ir e vir é constitucional, porém, há uma coisa que devemos deixar claro! Flora Volcato da Costa* – diz, em um de seus artigos que: “Esta garantia constitucional não é absoluta e vai até o momento em que possa atingir o direito de outrem”. Então digo: o direito de ir e vir, é para todos, porém, até que não ultrapasse o direito de ir e vir do outro! Vamos parar de politicagem, e debater assuntos pertinentes e que trará uma solução para conter a contaminação!

Compartilhe