COLUNA 18 07 – Por enquanto todos são, mas quem de fato será candidato a prefeito de Cascavel quando as convenções chegarem?

18 de julho de 2023

Caro e-leitor, leia as notas até o final e não se surpreenda!

Pois é! A grande dúvida que paira sobre a cidade de Cascavel no momento é: por enquanto, muitos estão colocando o nome projetando ser candidato. Uma coisa é querer, outra é realmente ser o escolhido pelo partido. No entanto, há rumores de que alguns – na “hora do pega pra capar” e ter de desembolsar alguns “tostões”, podem correr da raia.

PACHECO E RENATO

A legislação permite apenas um candidato por agremiação, mas, o Republicanos tem dois nomes colocados como pré-candidatos a prefeito, para 2024: Marcio Pacheco e Renato Silva. Quem entre eles será o candidato escolhido pela cúpula? Uma incógnita no momento. O passado pode condenar, e isso, os formadores de opinião tem total certeza de ocorrer. Debates serão importantes. Quem está melhor preparado? Quem conhece a gestão pública se eleito for? Por algum tempo ainda, ficaremos na incerteza: Pacheco ou Renato?

O EX EDGAR

O ex-prefeito Edgar Bueno (Solidariedade) vem percorrendo a cidade. Formando assim uma corrente para propagar o nome e que estará de volta. No entanto, o ex-prefeito possui duas contas de sua gestão reprovadas pela Câmara de Vereadores. Ainda pesa sobre ele a prestação de conta de 2016, que tem prazo até janeiro para ser votada. Alguns apostam que o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores, pela reprovação das contas, não se sustentará. Serão necessários 14 votos dos 21 para que a desaprovação seja mantida. Outros apostam que será reprovada. A matemática pode ser pura, mas o voto… Bem, aí é outra coisa.

DENTRE OUTROS

Muito se fala em um nome novo ou até um nome que está fora da política partidária há algum tempo para surpreender estes que aí estão. Neste sentido temos o Presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC), o Deputado Gugu Bueno (PSD), Ernani Pudel (PT), o Vereador Rômulo Quintino (PL) – que representa a direita, e Henrique Mecabô (Podemos), que surgiu como um nome com potencial eleitoral na última eleição para deputado, mas que ultimamente está quieto sobre o assunto. Então, o que pensar?

OUTRAS AGREMIAÇÕES

Ainda resta a definição de alguns partidos: Como por exemplo o PROGRESSISTAS, que não tem se manifestado em nomes para a disputa por enquanto. A federação PSDB/Cidadania, da mesma forma. O União Brasil, como ficará – vai lançar candidato ou vai a reboque de um outro partido? Muitas definições ainda para acontecer neste terreno da eleição em Cascavel.

HAVERÁ SURPRESA?

Entre tantos nomes que podem ser ungidos como sucessor de Paranhos no grupo de situação, um deles corre quieto coordenando a base do Prefeito na Câmara Municipal de Cascavel. Liderando a aprovação de projetos importantes no legislativo está Thiago Stefanello, Secretário da Casa Civil da administração Paranhos. Conseguiu emplacar o tumultuado projeto do Plano Diretor e a alienação de imóveis do município para que sejam vendidos e assim, buscar recursos com essas áreas para que sejam aplicados em outros projetos.  Por essas e outras, digo que não é à toa que Secretários, Empresários e Deputados circulam pela Secretaria da Casa Civil corriqueiramente. Prestem atenção, que no silêncio do trabalho e da articulação poderá aparecer o nome surpresa, tanto como candidato a vice ou a prefeito: e o nome é Thiago Stefanello.

FUI !!!

“Nossas vidas são definidas por momentos. Principalmente aqueles que nos pegam de surpresa”. Autor Bob Marley

Compartilhe