COLUNA 19 02 – Os “fracos” serão “fortes”? Caso venham a se juntar com os “bons de votos” nas eleições de Cascavel!

19 de fevereiro de 2024

Basta circular nas vias tortuosas e complexas da política partidária de Cascavel, para obter algumas respostas daquilo que nos espera quando as convenções municipais de julho chegar.

6 DE ABRIL

Data final para filiações partidárias daqueles que pretendem ser candidatos a um cargo eletivo nas eleições municipais deste ano. Sejam a cargos de prefeito, vice e/ou vereadores. No entanto, mês de março abre a janela partidária para vereadores que pretendem mudar de sigla sem risco de perder o mandato, conforme prevê a Legislação Eleitoral. E é aí, que o “bambu geme”. Vamos ver “o poste mijando no cachorro, “o papagaio sendo servente de pedreiro do João de Barro”, e os “fracos” servindo de escada para eleição dos fortes em algumas chapas de Vereadores.

FRACOS COM FRACOS

As candidaturas a vereadores de Cascavel que se avizinha, têm demonstrado que “os fracos” irão tentar se filiar em chapas que também possuem candidatos “fracos”. Isto porque na visão de muitos deles, se filiar em uma chapa que tem ou que venha a ter “os fortes em votos”, servirão apenas de escada para eleger os figurões da política ao cargo de vereador.

EXEMPLO

“Em uma chapa que possui dois candidatos com potencial de 1.700 votos a cima, é dado como certo a eleição de um deles, ou até os dois, porém, aqueles que detém um número inferior a isto, não conseguirá o intento nas prerrogativas de se eleger. É aí que “os fracos irão com os fracos”, ou seja, caso partidos ou federações filie figurões, “os fracos” irão para outra sigla.

OS FORTES

Enquanto os “fortes de votos” pretendem estar em um partido que possui candidatos de números inferiores aos deles, pode encontrar dificuldade para se filiar ou até mesmo ficar no partido que está, e partir para disputa com chapa incompleta. Ou então, se juntar em média de 5 a 6 puxadores de votos e tentar eleger pelo menos 3 desses. Não há muito o que fazer, já que no papel, as planilhas mostram que os grandes de votos, querem mesmo é ter os “fracos” fazendo votos para dar legenda eleitoral, e, assim, se eleger com a escada daqueles que possuem menos votos do que os “fortes” em questão.

ATUAIS VEREADORES

Como ficaria os atuais vereadores de Cascavel? Dos 21 existentes, é provável ter 19 a 20 na disputa para reeleição. E com a chegada de março, quando a janela partidária se abre para mudanças de partidos, alguns estão tendo dificuldade de conseguir um partido que os aceite devido ao grande número de votos recebidos na eleição anterior. Aqueles que não estão vereadores e que pretendem ser candidatos, estão procurando e sendo procurados pelos partidos de menor expressão na Cidade. Tentando fazer assim, uma chapa homogenia em que a maioria dos pretensos candidatos, tenham votações parecidas e assim, buscar uma ou mais cadeiras para Câmara de Vereadores.

RUMORES FORTES I

São fortes os rumores que o atual líder de governo na Câmara de Vereadores de Cascavel, Pedro Sampaio poderá voltar ao ninho tucano para disputa de uma cadeira na eleição de outubro. Atualmente no PODEMOS, o nome de Pedro Sampaio, tem sido inserido no rol dos “grandes” em votos, e o PSDB que vem buscando filiar nomes que possam fazer legenda e assim fazer vereador, poderá contar com Sampaio quando março chegar.

RUMORES FORTES II

Outro que vem sendo sondado pelo PSDB para uma possível filiação visando a disputa à Câmara de vereadores neste ano, é o atual vereador do PODEMOS, Sadi Kisiel. Nem o partido, tão pouco os vereadores citados falam do assunto, mas nos bastidores não há “meia conversa”, são fortes os rumores de que Sampaio e Kisiel, poderão estar alojados no ninho “Tucano” até final de março.

Compartilhe