COLUNA 21 03 – Federação, fusão de partidos políticos movimenta a política de Cascavel

21 de março de 2023

Com a nova Legislação Eleitoral implantada no Brasil, onde é permitido a criação de Federação e/ou fusão de partidos políticos, a movimentação e o corre-corre de dirigentes partidários de Cascavel toma corpo e reuniões acontecem entre os representantes partidários com as possíveis fusões e/ou criação de federações, já visando às eleições de 2024.

POSSÍVEIS

Com as possíveis criações de federações que ora tramitam nas executivas nacionais, o reflexo já é evidente nas executivas municipais. Cirandas de cargos nas executivas partidárias de Cascavel são visíveis. Também é salutar falar das fusões que já aconteceram e as que poderão acontecer.

EXPECTATIVA

Com todas estas possíveis mudanças que poderão acontecer no sistema partidário, Cascavel deverá, se todas as expectativas se concretizarem, ter uma diminuição de “GRUPOS” que disputarão a Prefeitura e de partidos que disputarão a vereança em 2024.

NO MOMENTO

Com as federações já existentes e outras possíveis, somados as fusões entre partidos já realizadas e as que ainda são possíveis, eis que Cascavel deverá baixar substancialmente o número de candidatos a vereador em 2024. No momento, caso sejam realizadas todas as mudanças, as estimativas são de que Cascavel não terá mais que 250 candidatos a vereador e o número de partidos que estará na disputa por cargos eletivos em 2024, não ultrapassará a casa dos 12 “GRUPOS” ou siglas.

O GRANDE NÓ

A fusão entre partidos vem dando dor de cabeça nas pretensões políticas de alguns partidos. Tipo um nó para ser desatado. Vejamos: a fusão entre PSC e PODEMOS, que ficou com a denominação de PODEMOS, possui a maior bancada de vereadores de Cascavel – 6 no total, e ainda conta com o Prefeito Paranhos na sigla.

À PREFEITO

O PODEMOS tem como pré-candidato a prefeito o atual Presidente da Câmara, Alécio Espinola, filiado à sigla. Nos últimos dias outro candidato a prefeito surgiu no PODEMOS. Trata-se do vereador Pedro Sampaio.

PEDRO SAMPAIO

Vereador de segunda Legislatura, Líder de Governo na Câmara de Cascavel, Pedro Sampaio tem sido citado nos bastidores da política nativa como possível candidato a Prefeito. Caso o PODEMOS mantenha o discurso de que Cascavel não terá candidato a prefeito – informação dada pelo Presidente estadual, Gustavo Castro, quando na sua estada em Cascavel, na segunda semana deste mês, tanto Alécio Espínola como Pedro Sampaio deverão “desocupar” o partido e migrar para outra sigla.

PARA ELE

Para Pedro Sampaio, o PODEMOS terá candidatura a prefeito em Cascavel mesmo que esta informação não “bata” com o que disse o Presidente Estadual do Partido. Caso seja revisto esta situação, o PODEMOS poderá ter dois nomes candidatos a prefeito em 2024. Desta forma, o bate chapa será inevitável entre Sampaio e Espínola. Mas isso tudo só saberemos quando a janela partidária se abrir, em março de 2024. Quantos destes que estão no PODEMOS hoje, ficarão na sigla? Esta é a pergunta que não sabemos a resposta no momento. Mas… “vai saber né!”. O vento pode mudar até março que vem …

FUI !!!

“É preciso escolher um caminho que não tenha fim, mas, ainda assim, caminhar sempre na expectativa de encontrá-lo”. Autor Geraldo Magela Amaral

Compartilhe