COLUNA 21 06 – BR-163: Como cobrar pedágio em uma BR de pista simples, se nem acostamento existe no trecho entre Marechal e Guaíra?

21 de junho de 2021

 

Há anos, a região Sul do Brasil está esquecida pelos governos federais. O momento não é de politicagem, e sim, de ações que podem mudar a situação da Região Oeste do Paraná. Falam e discutem a concessão do pedágio no Paraná. Mas como cobrar uma tarifa do uso de uma BR como a 163 que sequer existe acostamento e pinturas de faixas ao longo de alguns trechos como por exemplo, entre Toledo e Guaíra, parte em pista simples? Imaginem, isso tudo sendo discutido sem duplicar esta BR. Seria justo com o contribuinte?

GOVERNO FEDERAL

Tive o “desprazer” por várias vezes em transitar por esta BR no trecho acima referenciado, porém, não posso me calar ao ver o Ministro da Infraestrutura do Brasil, Tarcísio Freitas, conceder entrevista à REDETV e após Twittar, dizendo que estão concluindo as obras paradas por décadas e que não geram retorno ao Brasileiro (foto Twitter). Onde está a conclusão desta obra Senhor Ministro? Vamos parar de falácias e mostrar o que realmente acontece com nossa região, que foi esquecida por vários governos e continua sendo.

REGIÃO PUJANTE

A Região Oeste do Paraná, Senhor Ministro, é pujante no Agronegócio, como também é um elo entre estados para o escoamento das safras do Mato Grosso, Santa Catarina e da Região Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná. Que retorno os Brasileiros têm com esta “incompetência Administrativa”, que sequer consegue pintar faixas em uma BR como a 163?

PEDÁGIO

O momento é de discussão do Pedágio, mas de que pedágio falamos? O pedágio do prejuízo aos usuários da BR-163 ou o pedágio da política, aquele que a população paga para ter um representante a altura do nosso desenvolvimento? Este discurso que vemos na entrevista do Ministro, parece ser o pedágio que de quatro em quatro anos volta a ser discutido! Na realidade estes tipos de projetos são apenas politiqueiros, porque um governo que não consegue conservar as velhas estradas construídas há anos, nem com uma pintura de faixas, o que podemos esperar?

REPRESENTANTES

As Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, por onde a BR-163 corta o Estado, possuem vários representantes na Câmara dos Deputados. Tais como: FRANGÃO (MDB), EVANDRO ROMAN (PATRIOTA), GIACOBO (PL) E VERMELHO (PSD). Perguntamos: O que tem feito os senhores deputados para defender a população e o usuário da BR-163, com cobranças junto ao Ministério e ao governo Federal para que esta enrolação da duplicação da 163 acabe definitivamente?

VIDAS CEIFADAS

Quantas vidas foram ceifadas nesta BR-163 desde a “falácia” de que a duplicação sairia do âmbito da politicagem e se tornaria uma realidade de proteção á vida e do crescimento econômico das nossas regiões? Impostos são pagos, lutas pela duplicação há anos são realizadas por empresários e entidades representativas de nossa Região. O que faltam então, senhor Ministro da Infraestrutura, Tarcisio Freitas. Twittar é fácil, realizar é o difícil, não é?

FUI !!!

Se há um idiota no poder, é porque os que o elegeram estão bem representados. Autor Barão de Itararé

Compartilhe