COLUNA 22 08 – Diz o ditado popular que o sol nasce para todos, mas na prática, não é bem assim!

22 de agosto de 2022

Para que não paire dúvidas sobre o que vou discorrer abaixo nesta coluna, é salutar acrescentar mais um candidato a deputado estadual por Cascavel. No apagar das luzes, eis que surgiu em meio aos mais de 880 candidatos a deputado estadual do Paraná, com pedidos de registro de candidaturas, mais um Cascavelense: Ademir dos Santos (PDT). Feito o registro, alteramos para 27 pedidos de registro de candidaturas a deputado estadual por Cascavel, aguardando aprovação pelo TSE.

27 PEDIDOS

Em meio a 27 pedidos de registros de candidaturas de cidadãos (ãs) de Cascavel junto ao TSE, vemos que os partidos locais, para as próximas eleições, têm de rever seus quadros de filiados. Não adianta lançar algumas candidaturas simplesmente para completar chapa. Tão pouco fazer campanha do voto útil. O que precisa realmente ser feito pelos dirigentes partidários é uma campanha do candidato útil. Primeiro para termos representatividade nas esferas nacional e estadual. Segundo, para não passar vergonha com o número inexpressivo de votos que o candidato lançado fará nas eleições.

A LISTA DE CANDIDATOS

CASCAVEL

Deputado (a) Estadual

1 – Rômulo Quintino (PL)

2 – Jenifer Lima (PL)

3 – Paloma Biavati (PL)

4 – Celso Dal Molin (PL)

5 – Joceh da Auto Escola (MDB)

6 – Marcos Oltoni (MDB)

7 – Batatinha (MDB)

8 – Adelino Ribeiro (PSD)

9 – Gugu Bueno (PSD)

10 – SUCO (PSD)

11 – Dr. Jorge Bocasanta (PP)

12 – Gustavo Ferlin (PP)

13 – Paulo Janke (PP)

14 – Marcio Pacheco (Republicanos)

15 – Fão do Bolsonaro (Republicanos)

16 – Olavo Santos (PODE)

17 – Tanuri (PODE)

18 – Paulo Porto (PT)

19 – Professor Lemos (PT)

20 – Alan Medeiros (Cidadania)

21 – Saulo do restaurante Casinha (DC)

22 – Dirceu Soligo (Novo)

23 – Cidão da Telepar (PSB)

24 – Prof. Ivanildo Claro (PSol)

25 – Pablo Jamilk (PDT)

26 – Pintinho Jalasko (AGIR)

27 – Ademir dos Santos (PDT)

PINCELANDO

Dando uma pincelada nos nomes acima percebemos que muitos já foram candidatos em eleições passadas, tanto a vereador como até a deputado e alguns até mesmo a presidente de Associação de Moradores. E o pior disso tudo é que não conseguiram êxito nas ocasiões e agora figuram como “potencial” candidato a deputado estadual. Alguns desses nem para “cabo eleitoral” conseguem aglutinar pessoas em sua comunidade, quiçá conquistar votos para serem representantes da população Cascavelense e Paranaense na Assembleia Legislativa do Paraná.

VERGONHA

O grande número de candidaturas a deputado estadual por Cascavel, muitos sem a menor condição de obter votos junto a população, não só envergonhará a cidade, como envergonhará o partido, além da vergonha que passarão após o pleito.

MUITO AJUDA QUEM NÃO ….

… seguindo o ditado popular, “muito ajuda quem não (…)”, eis uma sugestão: desistam enquanto há tempo e vão procurar o que fazer. Não se iludam com aquilo que já sabem. O máximo que alguns candidatos vão fazer é atrapalhar aqueles que realmente possuem condições de chegar a um cargo eletivo. Para isso é hora de mostrar humildade e cair fora para não atrapalhar a representatividade do município e da região junto à Assembleia Legislativa.

ANÁLISE

A relação dos nomes está aí. Cabe à população analisar quem e quais desses acima possuem condições e entendimento do que é ser um legislador? Dos 27 candidatos com pedidos de registros, você “e-leitor” aposta que quantos têm condições de ser o seu representante? Fica a seu critério “e-leitor”. Na minha opinião, parte desses sequer sabem realmente a função do cargo que querem disputar. E você? Qual sua opinião?

Compartilhe