COLUNA 23 02 – Quem disputará a presidência da Mesa Diretora da Câmara de Cascavel?

23 de fevereiro de 2022

As eleições municipais e Nacional, acontecem a cada dois anos, e igualmente nos anos de eleições nacionais, uma outra eleição geralmente acontece no início do 2º semestre. Cascavel não é diferente: há anos a eleição da Mesa diretora para o segundo biênio acontece nem julho, antes das convenções para escolha dos candidatos a deputados.

CANDIDATOS
Dos 21 vereadores que compõem a bancada da Câmara Cascavelense, em torno de cinco pretendem disputar a presidência da Casa. No momento, Alécio Espínola exerce a função pela segunda vez consecutiva. E pelo andar da carruagem, pretende buscar o terceiro mandato para presidir o legislativo local.

OUTROS
Mesmo que a benção para continuar Presidente seja dada pelo Prefeito Paranhos, outros vereadores também almejam o posto. São eles: Celso Dal Molin, Pedro Sampaio, Edson Souza e Beth Leal. Trabalho e competência para a função todos parecem ter, mas os votos para chegar à presidência é outra coisa.

RENATO CANDIDATO I
O jogo político em Cascavel mais parece um conto de histórias fantasiosas do imaginário de quem escreve, do que a realidade de uma história concreta. Renato Silva, vice-Prefeito de Cascavel, aguarda definição do Prefeito Paranhos para então tomar a decisão: ser ou não ser candidato a deputado federal. Se Paranhos, no final de março, renunciar ao cargo para disputar as eleições em outubro para uma outra função, seja ela de Governador, Senador, ou de vice-Governador, Renato não será candidato a deputado, e sim, será o novo Prefeito de Cascavel já no início de abril.

RENATO CANDIDATO II
Caso não aconteça de Paranhos renunciar, Renato se candidatará e a torcida do Paço Municipal passará a ser para que ele obtenha êxito. Assim sendo, a eleição da Mesa Diretora da Câmara valerá mais ainda o “passe” do presidente eleito, pois além de presidir o Legislativo também fará o papel de vice-Prefeito, na vacância do cargo pelo Prefeito titular. Dentre os nomes colocados acima, quem Paranhos quer como Presidente da Câmara?

O BARULHO
Vendo a possibilidade de se tornar o vice-Prefeito de Cascavel, a partir do ano que vem, caso Renato Silva se eleja deputado federal, Alécio Espinola – que até o final do ano passado fazia barulho de que seria candidato a deputado, ora a estadual, ora a federal, murchou e tem trabalhado nos bastidores junto aos demais vereadores para buscar a eleição de presidente para o biênio de 2023/2024, que também será o vice-prefeito, caso Renato Silva conquiste um mandato na Câmara Federal.

QUEM SERÁ?
A pergunta é: quem será o candidato a Presidente da Câmara do Prefeito Paranhos, quando julho chegar? Eis uma pesquisa de escuta que o “Oreiudo” está realizando. Caso não consiga, o Blog buscará em Tio Tião, o frequentador de “Congá, para ver com os Babalorixás o que poderá acontecer! Aguardem …

Compartilhe