COLUNA 24 02 – Brasil, o País dos hipócritas!

24 de fevereiro de 2022

Não pretendo fazer deste espaço um campo de debates sobre a hipocrisia! Mas darei uma opinião sobre os fatos que envolvem a política partidária. Que muitas vezes nossos dignos representantes confundem o que é ser um Chefe de Estado, com ser um Líder de Estado! Ainda que a liberdade de expressão, opinião, seja um direito de todos, do mais letrado ao analfabeto funcional.

DEMOCRACIA
A tal democracia que temos no Brasil nada mais é do que uma “democratura”: uma democracia misturada com ditadura. Aqui a democracia é dita em qualquer situação como existente no sistema, mas que democracia é esta que o cidadão brasileiro tem a obrigação de “VOTAR”. Em um sistema democrático o cidadão não deveria ser obrigado a nada, nem mesmo votar – a escolha deveria partir da vontade de cada um, e não da obrigação de ter de escolher “UM” representante!

ESQUERDA E DIREITA
A ideologia partidária existente em alguns partidos políticos é definida segundo os interesses dos membros de cada sigla, não pela realidade da necessidade da sociedade. Até que alguns partidos, sejam eles de esquerda ou direita, colocam nos estatutos, parágrafos de que a Ideologia é voltada às necessidades dos cidadãos. Mas quais os partidos que seguem rigorosamente o que está escrito no estatuto?

ELEIÇÕES
As eleições teriam de ser um momento de liberdade na escolha de seus representantes, em que a democracia teria de predominar, mas como fazer isto se o cidadão brasileiro é obrigado a comparecer nas urnas para escolher seus representantes? É aí que entra o voto naqueles considerados os “menos pior” no quadro de possíveis futuros representantes. No Brasil, parece que não se governa com os melhores, mas sim, com os menos piores!

O DEBATE
O debate, quando da escolha dos representantes políticos, para todas as esferas, gira em torno da esquerda e direita. Ora, quão importante seria escolher representantes para governar como um líder, não como um chefe! Na escolha, não deveria ser importante os discursos ideológicos de esquerda ou direita, até porque, todos possuem variações e inconstâncias, tanto de um lado como do outro! E assim, deveríamos não escolher um chefe – aquele que manda, e o povo tem a obrigação de aceitar, mas sim, um líder – aquele que conquista o entendimento de seu povo.

PROFESSOR E FILÓSOFO
O Professor e Filósofo Mário Sergio Cortella define chefia e liderança desta maneira: “A um chefe você obedece, um líder você segue, procura e admira”. … Enquanto o chefe fala “eu”, o líder fala em “nós”.

FUI !!!
“Não existe democracia onde impera a corrupção, a injustiça, a mentira e a hipocrisia”. Autor Mauro Roberto

Compartilhe