COLUNA 24 08 – Quais partidos de Cascavel terão candidaturas a Prefeito?

24 de agosto de 2023

As incertezas continuam em Cascavel. Com cerca de 20 partidos e federações com executivas existentes no Município, poucos lançarão candidaturas próprias a prefeito, em 2024.

POUCOS

Mesmo faltando alguns meses para efetivação de candidaturas a prefeito e vereadores de Cascavel, poucos são os partidos que no momento trabalham na busca de nomes a ser lançados candidatos a prefeito e vereadores.

LEGISLAÇÃO I

Com a mudança da legislação eleitoral para essas eleições, a baixa de candidatos a vereadores para 2024 é grande. Uma porque nem todos os partidos irão lançar chapa completa nas proporcionais. Outra que é levada em consideração é a diminuição de candidatos por chapa, conforme determina a legislação. Cascavel possui 21 cadeiras no legislativo e como a legislação permite o lançamento de um candidato por cadeira e mais um, as chapas fecharão com 22 candidatos. Sendo estes 15 de um gênero e sete do gênero oposto. A estimativa é de que cerca de 270 candidaturas a vereador serão lançadas pelos partidos e federações existentes.

LEGISLAÇÃO II

Para prefeito a situação no momento é de incertezas. Quais dos nomes e partidos que no momento possuem pré-candidatos, conseguirão manter esta possibilidade até as convenções com os atuais pretendentes?

Pelo andar da carruagem alguns pretendentes à disputa do cargo poderão mudar de sigla até abril. Assim sendo, estima-se que cerca de 8 a 10 candidatos a prefeito serão lançados em Cascavel.

DE PREFEITO A VICE

Alguns dos que estão pré-candidatos a prefeito no momento poderão figurar em uma ou outra chapa como candidato a vice. Os nomes e partidos que estão propagando candidaturas a prefeito são:

REPUBLICANOS

Dois são os nomes do Republicanos propagados como pré-candidatos a prefeito: o Deputado Marcio Pacheco e o Vice-prefeito atual, Renato Silva. Se ambos forem candidatos de fato, um deles deverá deixar a sigla e migrar para outro partido.

PSD

O PSD Cascavelense alega ter candidatura própria a prefeito. O nome divulgado é do Deputado Estadual Gugu Bueno, que tem o apoio do Governador Ratinho Junior.

PL

Outro nome que vem ocupando espaço para ser candidato a prefeito é do Vereador Rômulo Quintino. Mas existe convite do partido para outro pré-candidato a prefeito para engrossar as fileiras da sigla.

SOLIDARIEDADE

O Solidariedade tem o ex-prefeito Edgar Bueno na trincheira. Todavia, os comentários são fortíssimos de que ele não conseguirá ter a vaga na sigla. Assim sendo, Edgar Bueno poderá migrar para o PL, do qual possui convite, ou para o União Brasil. Conversas neste sentido estão avançando aos poucos. Ou então, até para outra sigla. Vai saber!!!

FEDERAÇÃO PT/PCdoB/PV

Nomes como dos ex-vereadores Paulo Porto e Nestor Dalmina, do ex-deputado Ernani Pudel e do Deputado Professor Lemos, continuam sendo cogitados para candidatura a prefeito no ano que vem.

PODEMOS

O Podemos de Cascavel tem no momento em seus quadros 5 vereadores na Câmara. O Presidente Alécio Espínola vem sendo o nome trabalhado para ser o candidato indicado do partido. Também o empresário Henrique Mecabô tem o nome colocado pelos correligionários e entidades para disputa. Mas só um poderá sê-lo.

PROGRESSISTAS

O Progressistas de Cascavel, que tem agenda para posse da nova executiva Municipal marcada para esta sexta-feira, 25, tem os nomes do ex-deputado Evandro Roman e do empresário Valdinei Silva para postular candidatura à prefeito. No PP não haverá baixa de um dos nomes: ou um ou o outro poderá ser. Ou ainda uma vice em outro agrupamento partidário, poderá contemplar um dos dois nomes.

MDB

Não está descartado a possibilidade de o Deputado Batatinha vir a disputar a cadeira de prefeito. O partido tem manifestado interesse em disputar o cargo. Mas tudo depende do alinhamento que outros partidos terão com a Executiva Estadual.

FEDERAÇÃO PSDB/CIDADANIA

A federação vem participando de reuniões com o chamado “Grupão”, podendo, assim, ter um nome que no momento não está filiado em nenhum dos dois partidos que compõe a federação, para ser colocado à mesa no momento da definição das candidaturas.

OUTROS

Dentre as agremiações descritas acima, existe ainda outros partidos que poderão lançar candidatura a prefeito. Até porque, muitos dos considerados “partidos nanicos” querem marcar “território”, evidenciando sua existência nestas eleições.

Compartilhe