COLUNA 26 05 – Cinco chapas de vereadores em Cascavel estão denunciadas na Justiça Eleitoral por possível crime de existência de “laranjas”, na formação da chapa

26 de maio de 2021

Passadas as eleições de 2020 em Cascavel, cinco chapas de vereadores foram denunciadas na Justiça eleitoral. As alegações de quatro das cinco denúncias são de que partidos com vereadores eleitos se utilizaram de possíveis candidaturas “laranjas” para beneficiar o número de candidaturas masculinas, nas respectivas chapas registradas, casos do PL, PSC, PTB e REPUBLICANOS. Já quanto ao DEM a denúncia é de que o candidato eleito fez marketing com candidato de outra coligação a prefeito, utilizando o CNPJ dele com o do candidato a prefeito de outra Coligação.

SEGREDO DE JUSTIÇA

Apesar das denúncias estarem tramitando todas em segredo de Justiça, o BLOG através de investigação e com a cooperação de agentes políticos dos partidos denunciados, conseguiu obter o teor das denúncias realizadas contra cada partido.

ENTENDA O CASO

Se a Justiça Eleitoral entender que as denúncias realizadas estão corretas pela Legislação Eleitoral e que as provas apresentadas pelos denunciantes são aplausíveis de cassação das chapas, conforme está sendo requerido por meio das denúncias, 10 vereadores eleitos e nos respectivos cargos no momento, poderão deixar a Câmara de Cascavel, após transitado em julgado em todas as esferas da Justiça Eleitoral.

PARTIDOS QUE PERDERÃO CADEIRAS

PL – Perde as duas cadeiras: Vereadores Celso Dal Molin e Aldonir Cabral.

PSC – Perde cinco cadeiras: Vereadores Rômulo Quintino, Alécio Espínola, Mazutti, Policial Madril e Pedro Sampaio.

PTB – Perde uma cadeira: Vereador Professor Santelo.

REPUBLICANOS – Perde uma cadeira: Vereadora Beth Leal.

DEM – Perde uma cadeira: Vereador Tiago Almeida.

 

QUEM GANHA CADEIRAS

MDB – Ganha duas Cadeiras: Josué de Souza e Roberto Parra, somados aos dois eleitos em 2020, Edson Souza e Josias do Interlagos, passando a contar com quatro cadeiras no Legislativo.

PV – Ganha uma cadeira: Soldado Jeferson, somado a mais um eleito em 2020, Nei Haveroth, passando a somar duas cadeiras no Legislativo.

SOLIDARIEDADE – ganha uma cadeira: Valdecir Santana. O partido não possui vereador no momento. Contará com um, nesta conjuntura.

PSD – Ganha uma cadeira: Professor Ronaldo. O partido não possui vereador no momento. Contará com um, nesta conjuntura.

PROS – Ganha uma cadeira: Professor Adenilson, somado a mais dois eleitos em 2020, Cleverson Sibulski e DR. Lauri, passando a ter três cadeiras no Legislativo.

PODEMOS – ganha uma Cadeira: FÃO, somado a mais um eleito em 2020, Sadi Kisiel, contando com duas cadeiras no Legislativo.

PT – Ganha uma cadeira: Doutor Laércio, somado a mais um eleito em 2020, Vereadora Profª. Liliam Porto, terá duas cadeiras no Legislativo.

PATRIOTA – Ganha uma cadeira: Dr. Jorge Bocasanta, somado a mais um eleito em 2020, Valdecir Alcantara, somará duas cadeiras no Legislativo.

PDT – Ganha uma cadeira: Fernando Hallberg, somado a mais um eleito em 2020, Serginho Ribeiro, contará com duas cadeiras no Legislativo.

PSB – Continuará com um vereador no Legislativo eleito em 2020, Cidão da Telepar.

PP – Continuará com um vereador no Legislativo eleito em 2020, Melo.

AUDIÊNCIAS

Segundo informações dos bastidores da política, as audiências na Justiça eleitoral terão início nesta sexta-feira, 28, com a oitiva da primeira das cinco denúncias realizadas para cassação da chapa de vereadores das eleições de 2020, em nossa cidade.

AS PLANILHAS

As planilhas e relatos acima são meramente especulativas dentro de um contexto que todos os partidos denunciados, por possível crime eleitoral, tenham o registro da chapa de vereadores da eleição em 2020 cassado. Poderá haver mudanças somente se um, dois, três e até quatro, sofrerem a sansão da cassação pela Justiça eleitoral. No mais, se as cinco agremiações tiverem cassadas as chapas, a Câmara de Vereadores ficará com esta formação, depois de transitados em julgado os processos em todas as esferas da Justiça eleitoral.

FUI !!!

“Que o hoje seja hoje. Sem o peso de ontem, ou a ansiedade pelo amanhã. Apenas, hoje”. Autora Isabela Freitas

Compartilhe