COLUNA 26 08 – Mesmo com vacinas casos de covid-19 aumentam. Por que?

26 de agosto de 2021

Bem, desde março do ano passado o assunto diário é a Covid-19. Várias medidas e aprendizados foram feitos pelos gestores, tanto das Secretarias municipais, estaduais e da federação, por meio do Ministério da Saúde.

MINISTÉRIO
No início, algumas atitudes tomadas pelo Ministério da Saúde e Secretarias de Estado não foram eficazes para evitar a proliferação do vírus, quando chegamos ao caos. Estados e municípios lançaram decretos na tentativa de evitar a contaminação, mesmo sem estrutura no momento, cada um foi reinventando à sua maneira. A construção de hospitais de campanha foi uma alternativa, aumento de leitos de UTIs para atendimento exclusivo de Covid foram sendo criados. Mesmo assim, durante muito tempo, faltavam leitos e profissionais da saúde para atender a população.

FECHAMENTOS
Vários segmentos do comércio e serviços em todo país, foram fechados por decreto. A chiadeira foi grande, mas eram as “armas” que os gestores diziam possuir naquele momento. O sentido dos fechamentos era conter a contaminação por aglomerações. A população pareceu não ter entendido naquele primeiro momento a necessidade de cumprir os decretos. Festas clandestinas e aglomerações em rodas de conversas foram constantes, desrespeitando os decretos.

IRRESPONSABILIDADES
O não cumprimento dos decretos por uma certa camada da população e de alguns empresários, foi de tamanha irresponsabilidade que geraram debates entre membros de entidades das cidades. Os irresponsáveis continuaram a se aglomerar e levar o vírus para casa, contaminando aqueles que estavam cumprindo os decretos.

CASCAVEL
Em Cascavel vários estabelecimentos foram multados e alguns até lacrados, tudo devido às aglomerações excessivas. Passada a pior fase e com a chegada das vacinas, os decretos foram sendo flexibilizados para alguns segmentos, mesmo tendo de manter o isolamento parcial em alguns lugares. Boa parte da população já consta na planilha das Secretarias municipais de saúde como vacinada, mesmo que seja com a primeira dose. Mas o relaxamento da população vem causando transtornos e um novo aumento na contaminação diária.

ÚLTIMOS DIAS
Nos últimos dias o número de contaminados no Município têm aumentado. Porém, de forma menos agressiva, sem precisar intubar os pacientes. Mas o que fazer para baixar o índice de contaminados? Um questionamento ainda sem resposta! Pois o isolamento, uso de máscaras e outros componentes, deveriam ser praticados pela população, mas não é o que vemos no dia a dia. Muita gente sem o uso do EPIs necessários, transparecendo no cotidiano que a Covid-19 não existe mais. É hora de manter a consciência coletiva e os cuidados necessários até que o vírus enfraqueça!

PEDÁGIO I
Segundo a prática, para que um ato caia no esquecimento, basta surgir um outro! Neste diapasão, podemos analisar que a discussão do pedágio, o afrouxamento do isolamento social e do distanciamento, podem ter sido as principais causas do aumento de índices da Covid. Posso estar errado, mas algo de estranho vem acontecendo para que o aumento de contaminados seja registrado no município. Seria o envolvimento de nossas autoridades na discussão do pedágio que causou este aumento?

PEDÁGIO II
Durante alguns meses e dias nossas autoridades discutem a formatação do pedágio no Estado do Paraná. Esqueceram, nossos representantes, de cuidar da proliferação da Covid com novas regras e debatendo somente a situação do pedágio? São indicativos que devemos analisar com mais cautela, já que muitos leitos de UTIs específicos para tratamento de Covid, em municípios da região Oeste, serão desativados, sobrecarregando assim, os hospitais que continuarão com os leitos à disposição da população. A discussão do pedágio é importante, mas estancar a proliferação da Covid penso ser mais importante no momento!

SUFICIENTES
Os leitos de UTI da macrorregião, que ficarão à disposição, serão suficientes para atender toda a demanda? Creio que se a população não voltar aos cuidados necessários, mesmo com grande número de vacinados, poderemos ter novamente o caos na saúde pública com a falta de leitos para internamentos relacionados à Covid-19.

FUI !!!
“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela”. Autor George Bernard Shaw

Compartilhe