COLUNA 27 10 – Troca de poder na Câmara de Cascavel em 2022. Será?

27 de outubro de 2021

Na política nada é surpresa, tudo é costurado nas mais variáveis formas de chegar ou estar no poder.

ALÉCIO SOZINHO?
Corre como “fogo em páia seca” que o Presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Alécio Espínola, será candidato a deputado Estadual. No entanto, muitas dúvidas estão sendo colocadas por adversários políticos quanto a esta possibilidade, já que é de conhecimento da população e de membros partidários de outras siglas, que o Prefeito Paranhos tem compromisso com outros nomes que ora são também pré-candidatos.

SERÁ VERDADE?
Segundo rumores, Alécio Espínola estaria sozinho nesta empreitada em ser candidato, mas pela experiência adquirida em tantos anos vivendo a política local, penso ser impossível não ter alguém por trás desta pré-candidatura.
Conhecendo o caminho que a maioria traça como estratégia para se lançar candidato, vejo que Alécio não tomou esta decisão sem que seu “padrinho político”, no caso, o Prefeito Paranhos, não esteja de acordo com a pré-candidatura. Impossível Alécio não ter a benção de Paranhos para esta possibilidade.
Isto é o que penso. Cada um interprete da sua maneira!

MESA DIRETORA
Com mais de 1 ano para o término do biênio da Mesa Diretora da Câmara de Cascavel, algumas articulações para a eleição para o próximo biênio, 2023/2024, já estão acontecendo. Segundo conversas de bastidores, algumas reuniões para discutir a formação da próxima Mesa Diretora estão acontecendo, ainda que acanhadas, entre aqueles que querem compor a direção da Câmara no próximo biênio.

BETH LEAL
Alguns nomes estão sendo ventilados para assumir a Presidência, como o do Líder do Governo, Pedro Sampaio (PSC), e da Vereadora do REPUBLICANOS, Beth Leal.
Estes são os principais nomes por ora ventilados para substituir Alécio Espínola.
Em pequena sondagem junto aos Vereadores, não se vê o nome de Pedro Sampaio com chances de prosperar. Enquanto com a Vereadora Beth Leal muda um pouco a dinâmica com o seu nome encabeçando uma chapa para a futura Mesa Diretora.

MAS SERÁ?
O facão corta até de prancha! Neste sentido, quando chegar o momento de formar uma chapa para disputar a eleição da Mesa Diretora, será que os mesmos vereadores que ora estão insuflando a Vereadora Beth Leal para ser Presidente da Mesa, estarão juntos no embate? Ou a abandonarão para cuidar dos seus próprios umbigos e acertar com aquele que realmente manda?

FILME REPETIDO
A história das eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cascavel não é um filme de ficção: é um roteiro que se arrasta há muito tempo e no seu final, entre choros de emoção e de insatisfação, a realidade bate na porta.
Por isso digo: a eleição da Mesa Diretora passa pelo crivo do Executivo Municipal, muitas vezes acertadas, outras nem tanto.
Será a eleição do próximo ano um “filme repetido”?

APENAS UM AVISO
Nesta visão, vejo que a Vereadora de primeiro mandato, Beth Leal, que exerce a função nesta gestão legislativa como 2ª secretária, poderá ficar fora da Mesa na próxima eleição, já que alguns vereadores mudam de direção como muda o vento em uma tempestade. Uma hora está de Norte a Sul, outra de Sul a Norte.
E assim, Beth Leal poderá ficar com o pincel na mão, quando a hora de decidir chegar. Voltemos ao filme repetido: “Este eu já assisti e não foi uma ou duas vezes, várias vezes, anoiteceu um candidato eleito para a Mesa, e ao amanhecer, o quadro mudou totalmente”.

FUI !!!
“Nem tudo que se vê é o que parece, nem tudo que parece é o que realmente é”. Autor Adriano Luís Corrêa

Compartilhe