COLUNA 28 02 – “O bicho da goiaba” na política Cascavelense

28 de fevereiro de 2024

Parafraseando o ditado popular, a pergunta é: “quem nunca engoliu o bicho da goiaba?”. Trazendo para as várias interpretações da frase, os cidadãos (ãs) Cascavelenses que ora estão pré-candidatos a prefeito ou vice e até as centenas de candidaturas a vereadores, vão engolir muitos “bichinhos da goiaba” até as convenções partidárias. Isso porque, para quem quiser chegar ao topo do poder vai engolir, sim, muitos “sapos” e “bichinhos de goiaba”.

NOVOS NOMES

Aos poucos algumas candidaturas a prefeito de Cascavel, vão se consolidando. A Federação em que o PT faz parte, lançou a pré-candidatura da Vereadora Professora Liliam Porto, no final de semana. E com o nome dos empresários Fernando Mantovani (AVANTE) e Henrique Mecabo (NOVO), lançados nos últimos dias, a lista dos prováveis candidatos a prefeito para as eleições deste ano vai crescendo e enriquecendo a expectativa dos debates para a campanha que se aproxima.

LISTA

Nomes para prefeito ou vice que vem sendo divulgados ao público até o momento são: Deputados Gugu Bueno (PSD), Marcio Pacheco (provavelmente PP), Batatinha (MDB). Que se somarão a Edgar Bueno (PSDB), Renato Silva (REPUBLICANOS), Fernando Mantovani (AVANTE), Henrique Mecabô (NOVO) e Professora Liliam Porto (PT).

Com grandes chances de figurar nesta lista, mas como candidatos a vice: Alécio Espínola (ainda no PODEMOS), Rômulo Quintino (ainda no PL), Gelson Uecker (UB), Adelino Ribeiro (PSD). Então podemos dizer que está tudo certo, ou até mesmo que não está nada certo. Muitos terão de engolir o “bicho da goiaba” ainda, até as convenções chegarem.

“BICHO DA GOIABA” X “ENGOLIR SAPO”

A propositura do engolir o “bichinho da goiaba” é que você ao degustar a fruta, não percebe que junto e sem querer, acabou por engolir o bichinho. E a ditado de “engolir sapo”, é que muitos terão de aceitar o indigesto animal por imposição dos grandes caciques partidários ou do poder político, que exercem nas esferas estadual e municipal.

De todo modo, alguns aceitarão, outros nem tanto. Mas vale a citação da velha frase: “a necessidade faz a ocasião”. Seja para pagar favores ou para angariar alguns $$$$.

CONTAS

Nesta quinta-feira, 29, serão colocadas em apreciação, em sessão extraordinária, as contas da gestão 2016 do então prefeito Edgar Bueno para votação em plenário pela Câmara Municipal. Preliminarmente, a Comissão de Finanças da Câmara já indicou pela reprovação das contas. Todavia, é salutar dizer que alguns dos 21 vereadores não acompanharão a indicação da Comissão, acompanhando as indicações do parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado), pela aprovação com ressalvas.

Mas, como na política tudo pode acontecer, poderemos ter surpresas até a votação. Tanto para um lado, como para o outro, ou seja, pela aprovação das contas ou pela reprovação das mesmas.

É QUINTA …

… até quinta estaremos na expectativa, se alguns dos vereadores comerão o “bichinho da goiaba”, ou então, terão de “engolir sapo” e acompanhar aqueles que mandam. {risos}. O resto, bem, o resto é: Manda quem pode, obedece quem é mandado!

Compartilhe