COLUNA 28 04 – Professor Paulo Porto (PT) não será mais candidato a prefeito de Cascavel

28 de abril de 2023

A política partidária é fascinante porque muito do que se combina antes das convenções dificilmente se concretiza quando chega a hora de bater o martelo. E, caso seja concretizado nas convenções, após o pleito e com ou sem êxito, o rompimento é quase certo. Disso temos exemplos aos montes por esse Brasil a fora. E em Cascavel não é diferente!

QUAL FOI O VICE?

O relato nesta nota é salutar para que entendamos a situação do momento: qual dos prefeitos eleitos em Cascavel que deu chance para que seu vice pudesse ter um “lugar ao sol”? Quais dos vices que, terminados os mandatos deixaram a Prefeitura feliz com o prefeito titular?  Alguns podem até não dar publicidade a isso, mas a maioria quando saiu, alimentou magoas e arrependimentos por ter sido usado na eleição.

CANDIDATO DO PT

No momento muitos partidos discutem a formação de grupos para disputar as eleições do próximo ano em Cascavel. Seja para vereador, prefeito ou vice. No entanto, o que parecia certo, já não é mais. O pré-candidato a prefeito do PT, Professor Paulo Porto, declinou de sua candidatura. Não será mais candidato a prefeito. Segundo as informações, ele está contente com a função que vem desempenhado na Itaipu e com os avanços que vem tendo dentro do governo Lula ligado a Itaipu na questão Indígena, acabou por declinar sua candidatura.

OUTROS NOMES DO PT

Paulo Porto não sendo mais candidato, o PT de Cascavel contará com outros nomes para disputar a eleição: Aderbal de Melo, advogado e ex-vereador de 5 mandatos; Ernani Pudel, empresário, advogado e ex-deputado estadual; Elemar Adams, advogado e Presidente do Instituto Iguaçu; e Nestor Dalmina, empresário e ex-vereador de 2 mandatos. E por força do Regimento Interno do PT, Professor Lemos não poderá mais ser candidato a deputado estadual, tendo aí, uma possibilidade grande dele vir a disputar as eleições municipais de Cascavel em 2024.

FEDERAÇÃO

Há rumores nos bastidores da política Cascavelense que o ex-prefeito Edgar Bueno, pré-candidato a prefeito para as eleições de 2024, poderá filiar-se a um partido da Federação composta por PT, PV e PCdoB, diante disso, ser o escolhido como candidato a prefeito. Caso estes rumores venham a se confirmar e o ex-prefeito se filiar em qualquer um destes partidos que compõem a Federação, o PT poderá indicar o vice ou a vice na chapa majoritária. Mas isso tudo são situações que só saberemos quando a filiação acontecer e as convenções serem realizadas. Antes disso, nada poderá ser afirmado!

Compartilhe