COLUNA 28 06 – Sete mulheres ocupam cargos de alto escalão em secretarias e na Câmara no município de Cascavel

28 de junho de 2021

Dos mais de 20 órgãos que compõem a Administração Pública do Município de Cascavel, entre Procuradoria Municipal, Secretarias, Institutos, Autarquias e Fundações, cinco das cadeiras tem na gestão direta mulheres à frente.

PROCURADORIA

Na Procuradoria do Município está a procuradora, Drª Laura Rossi Leite e a Drª Danielle Magnabosco na subprocuradoria. Ela também acumula o cargo de procuradora do Consumidor do Município, o PROCON. Ficará na função até que seja nomeado outro coordenador/procurador do Procon.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cascavel o mando administrativo é da secretária Hivonete Piccoli.

TRANSITAR

Na recém-criada TRANSITAR (Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania), oriunda da antiga CETTRANS, Simone Soares é a gestora da Pasta. Inclusive foi ela quem executou a transição no final do ano passado: de CETTRANS – na época com funcionários celetistas (CLT), para Autarquia Transitar, com servidores públicos.

EDUCAÇÃO

Há quase cinco anos na função, desde a primeira gestão do prefeito Paranhos, figura como secretária na Educação, a professora Márcia Baldini. Para uns, mão de ferro, para muitos, competência administrativa. O certo é que a professora Márcia Baldini possui o reconhecimento dos servidores do segmento educacional e da população em geral.

DUAS VEREADORAS

Na Câmara Municipal também há representatividade de mulheres na Legislatura. Professora Liliam Porto (PT) e professora Beth Leal (REPUBLICANOS). Somado aos cargos de primeiro escalão da Prefeitura, nesta gestão e legislatura de Cascavel, 2021/2024, SETE mulheres estão na linha de frente do sistema administrativo municipal.

COMPARAÇÃO

Comparado a legislaturas passadas e de gestão do Executivo, as mulheres de Cascavel não têm muito a reclamar. É pouco, mas já é um bom início as mulheres virem a conquistar cada vez mais espaços no cenário político cascavelense.

DE QUEBRA

Cascavel conta ainda com a DRª Lilimar Mori como chefe da 10ª Regional de Saúde e a Professora Luciana Paulista, na Chefia do Núcleo Regional de Educação do Estado, ambas com sede em Cascavel. Estamos ou não representados por mulheres no mando da Administração Pública?

OPS – Ainda para não deixar as leitoras da coluna indgnadas, lembramos que a Chefe da 15ª SDP, é a Drª Mariana, mais uma mulher no comando de órgãos de 1º escalão no Municipio de Cascavel. Querem mais…

FUI !!!

Mas volto!

Compartilhe