Está agendada para sexta-feira, 1º/10 as 9hs, a audiência pública na Câmara de Vereadores de Cascavel, para discutir voto útil para candidatos a deputados federal e estadual, de Cascavel.
AUTORES
Os Vereadores Dr. Lauri (PROS) e Alécio Espínola (PSC), encabeçaram o movimento para que os votos dos Cascavelenses não sejam em candidatos de fora. Visto que na eleição de 2018, muitos votos foram direcionados a candidatos de outras regiões e acabou por Cascavel não ter recebido a atenção necessária (verbas destinadas) que o índice de votos recebidos por estes “estrangeiros”, fizessem deles representantes de Cascavel e Região.
COLIGAÇÕES
Com o advento da reforma eleitoral, em que as coligações não serão realizadas para disputa eleitoral da proporcional (legislativos), eis que a necessidade de os partidos lançarem candidatos na maioria dos municípios para que possam somar um número maior de votos, Cascavel terá um número expressivo de candidaturas, já que 30 partidos deverão lançar candidaturas em Cascavel.
DE FORA
Com a expectativa de lançamentos de muitos candidatos para eleição de 2022 e com os votos direcionados a paraquedistas, ou seja, para candidatos de fora da Região, dirigentes partidários veem dificuldades de eleição para os candidatos de Cascavel. Por isso, o chamamento da Câmara de Vereadores para que entidades, partidos e políticos locais possam discutir o estímulo ao VOTO ÚTIL.
DOIS LADOS
Mas, se de um lado vamos discutir voto útil para candidatos de Cascavel, como estes possíveis candidatos irão buscar votos em outros municípios e Regiões do Estado? Fica o questionamento.
MUITAS CANDIDATURAS
Pelo que se vê, muitas candidaturas para completar chapas para eleição proporcional serão lançadas em Cascavel, algumas em condições de alcançar êxito, outros para marcar presença e assim eleger um nome da sigla no âmbito estadual. E como será a discussão neste contexto: votar em alguém que sabe-se fará poucos votos não vai tirar a chance de se eleger daqueles que possuem um índice de votos maior que os “nanicos”?
COMO SERÁ?
Diante de tudo isso, é salutar iniciar uma discussão neste sentido, porém, os partidos também haverão de colaborar, porque se isso não acontecer e todos lançarem candidaturas em Cascavel, sobrará poucos votos direcionados àqueles que poderiam ser eleitos.
FUI !!!
Dizem que o sol brilha para todos, mas será mesmo”?