COLUNA 29 08 – Partidos políticos de Cascavel se articulam internamente visando as eleições de 2024

29 de agosto de 2023

Na política há tempo para tudo, “menos dormir de toca”, quando o assunto é tratar de eleições. No caso, a busca por lançar candidaturas a prefeito de Cascavel tem se tornado uma disputa a parte nos meios partidários locais.

GRUPÃO

Há meses foi criado em Cascavel o chamado Grupão. Membros partidários de várias siglas tem se reunido nesta formação. Dirigentes, pré-candidatos a prefeito e vice, além de vereadores, fazem parte do tal Grupão. Mas na política do “ou é eu ou eu pulo fora”, dificilmente o Grupão conseguirá manter todos que no momento estão nele inseridos, até as convenções.

NOMES DO GRUPÃO

Nomes como de Renato Silva (Republicanos), Alécio Espínola (Podemos), Henrique Mecabô (Podemos), Juarez Berté (PL), Adani Triches (Solidariedade), Mauricio Theodoro (PSDB), vem discutindo qual será o nome indicado pelo grupo. Todavia, as reuniões que já aconteceram têm definido Renato Silva como o candidato. Desses que estão no Grupão, quem de fato ficará nele após a definição de que será Renato Silva o escolhido?

REPUBLICANOS

No Republicanos, além de Renato pleiteia a vaga para disputa do cargo o Deputado Estadual Marcio Pacheco. A queda de braço é grande. Quem terá o aval da Executiva Nacional e Estadual para ser o candidato? Pacheco desponta como favorito nas pesquisas divulgadas até o momento.

Mas na política o interesse pessoal é maior que o interesse coletivo. Então fica a incógnita. A Executiva estadual do Republicanos se reuniu na segunda-feira, 28, em Curitiba para traçar objetivos quanto à candidatura em Cascavel. O resultado não foi divulgado. Quem será o escolhido?

PSD DE CASCAVEL

Quem iniciou movimentação visando as eleições do ano que vem em Cascavel, foi o PSD. No final da semana passada, o Deputado Gugu Bueno reuniu em seu gabinete local membros do partido e futuros membros para discutir chapa de vereadores e a candidatura de Gugu Bueno a prefeito de Cascavel. Foi o início da movimentação Política do PSD Cascavelense visando as eleições de 2024.

PROGRESSISTAS

Outro partido que estava adormecido até então era o PP. O partido deu posse na sexta-feira, 25, à nova Executiva de Cascavel, tendo como Presidente o empresário Valdinei Silva. Bastou o PP colocar o nome de Valdinei Silva e/ou Evandro Roman como possíveis candidatos a prefeito, para a política nativa entrar em rodas de conversas e ser analisado pelas outras siglas.

PT CONTINUA NO PÁREO

O PT Cascavelense possui vários nomes para a disputa do cargo de prefeito. O ex-deputado Ernani Pudel, o ex-vereador de dois mandatos, Nestor Dalmina, o Deputado Estadual Professor Lemos e o ex-vereador também de dois mandatos Paulo Porto. Mesmo que Porto não possua a intenção de vir a disputar a prefeitura no ano que vem, é o nome com maior potencial no momento para encarar os rivais políticos da cidade. Se vai ser ou não um desses nomes é outra história, mas que o PT terá candidatura com nome de peso em 2024, não há dúvidas.

O DILEMA

Mesmo estando no Solidariedade, o ex-prefeito Edgar Bueno não tem a certeza de que se manterá no partido. A Executiva Local comenta que não terá a vaga, mas o que decidirá a Executiva Estadual? Há rumores que Edgar tem convite para ingressar no PL de Giacobo, se juntando a Rômulo Quintino, que também é pré-candidato a prefeito.

Ainda, os rumores são de que Edgar poderá voltar ao PDT ou até mesmo migrar para o União Brasil. Se os rumores se confirmarem, Edgar estará tranquilo. Mas se derem para trás, o dilema continua: por qual partido Edgar vai para a disputa?

PODEMOS

Alécio Espínola, Presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, continuará no Podemos e será o candidato do partido a prefeitura? Fiel escudeiro de Paranhos, terá o apoio do Prefeito caso resolva ser o candidato? Caso não obtenha o apoio, baterá de frente com Paranhos, uma vez que o prefeito tem dito que o candidato dele é Renato Silva, seu Vice-prefeito? O tempo nos dirá!

Compartilhe