COLUNA 29 09 – PSD de Cascavel articula candidaturas a deputados federal e estadual

29 de setembro de 2021

Mesmo com a aprovação da federalização partidária, aprovada pelo Congresso Nacional após derrubada do veto do presidente Bolsonaro, os partidos políticos agora terão que obedecer à legislação e seguir as coligações partidárias das majoritárias, de cima para baixo.

FIM DOS ACORDOS
A aprovação da federalização acabou de vez com os acordos realizados por dirigentes partidários locais que, a cada eleição, faziam acordos para apoiar este ou aquele ao cargo executivo, sempre esperando uma “tetinha” futura. Como agora os partidos terão que seguir a coligação acordada pelos diretórios nacionais, ser um presidente de partido estadual e/ou municipal será tarefa somente para aqueles com ideologia mesmo. Porque a mamata das negociações, em acordos na calada das noites, acabou para alguns dirigentes partidários.

EM CASCAVEL
O PSD de Cascavel, que há tempos vem trabalhando na possibilidade de buscar para engrossar as fileiras do partido, os Deputados Estaduais Gugu Bueno (PL) e Marcio Pacheco (PDT), tem ainda para disputar o cargo para Assembleia Legislativa Alexandre Guerino, o SUCO. De todo modo, mesmo que não consiga trazer os dois Deputados que estão no exercício do mandato, tem SUCO para ser o candidato.

BETO GUILHERME
O PSD também vinha trabalhando um nome para deputado federal. Depois de “namoros” com alguns nomes de outros partidos, que não progrediram, o partido durante os últimos dias apostou suas fichas no superintendente da ACESC, Beto Guilherme. O PSD aguardava a resposta do Beto, que veio no início desta semana, assumindo a pré-candidatura a deputado federal.

ADELINO RIBEIRO
Outro pré-candidato a deputado estadual por Cascavel, é Adelino Ribeiro, que até o momento tem ciscado em vários “terreiros”, mas nada de firmar filiação. Todos esperando quando março chegar para tomar a decisão certeira. Mas tem o velho ditado popular: “Quem muito escolhe, acaba sendo escolhido”. Será?

PSDB
O Comunicador Sergio Ricardo, após publicações neste blog sobre possíveis candidatos do PSDB de Cascavel a deputado Estadual, entrou em contato para afirmar que será candidato pelo PSDB, partido pelo qual recebeu convite para filiação. Neste sentido, os tucanos de Cascavel, que tem Mário de Sá também pré-candidato a estadual, terá duas candidaturas. Será?

SOLIDARIEDADE


Após aprovação da nova legislação eleitoral, políticos e partidos intensificaram as articulações com vistas ao próximo pleito. O Solidariedade de Cascavel, presidido por Cléber Fonseca, não esperou muito para sair em busca de nomes para engrossar as fileiras do partido. Convidou o presidente da Câmara, Alécio Espínola, para ser candidato pelo Solidariedade. Alécio, que em alguns momentos postou-se como pré-candidato a deputado, ora para estadual, ora para federal, enquanto alguns dizem que não será candidato, está bem assanhado para ser um nome para se lançar ao legislativo. Resta apenas saber qual cadeira irá buscar: se na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa?

Compartilhe