COLUNA REFRESCO EM PÓ: É proibido divulgar o passado de quem está no poder?

4 de junho de 2025

O Blog traz hoje notas sobre a política Cascavelense e alguns “pitacos” de situações que poderão vir de cima para baixo. Neste início da coluna, resolvemos trazer de volta a página REFRESCO EM PÓ, criada nos idos de 2009 por este escrevinhador, no Jornal Manchete Popular, de propriedade do nosso saudoso Vilson de Oliveira.

POSITIVO

A  política partidária ainda tem jeito. Exemplo foi a decisão do Prefeito Renato Silva delegar à sua equipe a criação da sindicância sobre o caso do Assédio Sexual, em um CMEI de Cascavel, acontecido ainda em 2019 e que estava adormecido.

 

AS PAREDES

Elas podem ser estáticas, mas ouvem e falam tudo. Nos últimos dias, elas ouviram coisas do arco da velha. E como sempre, informaram ao Blog. Segundo elas, a situação no momento na corrente partidária visando as eleições do próximo ano, está mais para puxadas de tapetes, do que uma programação equilibrada no que foi acordado antes da última eleição partidária. O que foi combinado lá atrás, não será cumprido, já que mudanças de pessoas para serem apoiados pelo PAÇO MUNICIPAL, na disputa de cargos a deputados, mudarão de posição.

AS DIVISÓRIAS

As divisórias que também fazem parte do grupo das paredes, nos disseram que o ex-prefeito Paranhos, que atualmente exerce função na Secretaria de Turismo do Estado, fazendo jus ao cargo, já que “viaja muito” para o exterior e Estados do país, não será mais candidato a Deputado Estadual, mas sim a Federal, já que o posto de deputado estadual seria regredir na sua carreira política.

BIOMBOS

Os biombos por sua vez, não querem saber e soltam o verbo quando tem informação. Disseram que o ex-deputado Adelino Ribeiro, depois de um longo tempo ausente dos meios políticos, já que seu ex-assessor Rogério Amaral, também iniciou um trabalho para ser candidato a deputado estadual, mas, acordado com Paranhos, deixou as aparições de lado e caminha junto com Paranhos no Turismo do Paraná. Todavia, com a possível candidatura a deputado federal de Paranhos, Adelino tem conversas com ele no sentido de uma dobradinha nos municípios do Paraná, com Adelino Estadual e Paranhos Federal. Rogério, pelo andar da carruagem, continuará sendo assessor de um deles, e nada mais.

TAPUMES

Já os tapumes das grandes construções de sobrados na cidade, entre uma visita aqui e outra ali, nos disseram que encontros acontecem entre Paranhos e o Deputado Federal Nelsinho Padovani. Se é somente para visitar a “selva de pedras” não se sabe, mas que o acordo de Paranhos com os “Padovanis” do passado será cobrado no próximo ano. Talvez seja o motivo das conversas que correm no bastidor, que Nelsinho não será mais candidato a deputado federal.

MATA HARI 

E não é que nossa MATA HARI Palaciana fez sinal com a torre do Blog…

Ela nos informou que lá pelo lado da Capital do Estado as coisas não estão caminhando bem para Cascavel. Segundo ela, o Presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Tiago Almeida, que vinha trabalhando na possibilidade de ser o candidato a deputado estadual pelo REPUBLICANOS, já não terá mais esta certeza. Pois tão puxando o tapete do “menino” com a direção estadual para que isso não aconteça. Tiago se quiser ser candidato a deputado estadual terá de mudar de sigla, e aí, quem sabe, ir para um partido que não tenha ligação com a cúpula do governo. Pois o Republicanos não deverá ter candidatura em Cascavel se a direção estadual disser “amém” aos puxadores de tapete.

TIO TIÃO

Nosso frequentador de Congá, ao “jogar Búzios” semana passada em um Congá conhecido dos políticos, acabou por descobrir nas pedrinhas, que a puxada de tapete em Tiago Almeida tem sentido, já que os Babalorixás líderes indicaram que para Paranhos vir a disputar o cargo de deputado federal, dobrando com Adelino Ribeiro, Tiago Almeida tem de estar fora do páreo. Assim como o Vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabô do NOVO, tão pouco o Vereador Carlos Xavier (REPUBLICANOS), líder do governo, que poderá prosperar na intenção de ser cândido a deputado federal.  A única sem objeção por parte dos líderes estaduais que poderá figurar como candidata a deputada estadual é Beth Leal, atual Secretária de Comunicação da Prefeitura e da Cultura de Cascavel.

O OREIUDO

Pois é, depois de um longo inverno eis que está de volta o Oreiudo, o observador mais ácido da política local. O Oreiudo, que fez comentários picantes da administração passada, tava de olho pra ver o que aconteceria nesta nova administração, e não tá muito satisfeito não…

NOVA ADMINISTRAÇÃO?

Pergunta do Oreiudo: “cê sabe quando termina Paranhos 3 e começa Renato 1?”.

Sim, porque até agora a turminha é a mesma: secretários, diretores, carguinhos e tals. Com honrosas exceções, mas é a turma do Paranhos. Oreiudo esperava que o Renato imprimisse o seu estilo, mas tá demorando acontecer, né…

PARANHOS

Enquanto isso o Paranhos tá postando vídeo de obra feitas como se ainda fosse o prefeito. Acorda Paranhos, rei morto, rei posto!

REFORÇOS

A administração Renato Silva tá que nem certos times do Brasileirão: se não tiver reforços cai pra segundona. É nítida a falta de habilidade de alguns secretários que não estão rendendo. Já outros querem mandar mais do que tem capacidade – e olha que o Oreiudo nem tá falando do primeiro ministro!

Em resumo, a administração Renato Silva ainda tá procurando seu rumo.

ARDE MAS NÃO QUEIMA

Para alguns políticos de carreira do Município de Cascavel, assuntos levantados “Ardem na Alma”, mas não queimam suficiente o ego. O importante para alguns é não deixar novas lideranças crescerem no cenário político local. Basta um novo nome surgir que logo os egocêntricos dão um jeito de apagar da linha sucessória o nome em ascensão. Vejamos o caso do Presidente da Câmara: bastou circular que poderia ser candidato para cair na armadilha dos intitulados políticos de carreira, e o trabalho continua sendo feito para ceifar a nova liderança. Pode ou quer mais…

 

CHUTANDO O BALDE

Sem saber “de onde sai e para onde vai”, alguns nomes que até então estavam propensos a disputar uma cadeira de deputado, já não estão mais tão propensos assim. Será o chute no balde? E a curta intenção de disputar uma cadeira de deputado será retirada de sua passagem na política? E os candidatos a deputados federais que já fizeram histórias: Frangão, Giacobo, Mecabô, estarão dispostos a se meter na briga mesmo sendo deixado de lado pela cúpula que teriam obrigação em apoiar a candidatura deles? Ou chutarão o balde e cada um para seu lado?

CHUPA QUE A CANA É DOCE

A cana pode ser doce, mas o bagaço amarga e muito. Vejamos a situação: a fase da eleição municipal é a corrida atrás de apoios de deputados para o candidato a prefeito e vereadores. Passado o período eleitoral tudo que foi acordado poderá ser cumprido, mas muitas vezes, nem perto do prometido é efetivado. Alguém consegue imaginar Marcio Pacheco x Leonaldo Paranhos mais uma vez na disputa por votos em Cascavel? Pois é, isso poderá acontecer. Pacheco já declarou que será candidato a deputado federal. Agora surge Paranhos novamente disputando o mesmo cargo. E aí Pacheco, vai encarar, ou vai arregar? Como já disse, entrar neste roll de egos não é para qualquer um.

A Cana é doce, mas o bagaço, bem é amargo mesmo!

DIZEM QUE …

… o Deputado Nelsinho Padovani não será candidato e apoiará Paranhos para o cargo. Será Verdade?

… a não candidatura de Padovani tem a ver com a desistência da convocação do ex-prefeito Paranhos na comissão de investigação da Câmara sobre a Voepass. Será verdade?

… vereadores da base de governo na Câmara e até os intitulados independentes, levaram um “xixi” de membros do Paço Municipal, antes de receberem o relatório da sindicância do assédio sexual. Será verdade?

MIGUÉ DA MÍDIA

E não é que o comunicador da Massa FM, Valdomiro Cantini, anda queimando seus desafetos com informação “FAKE”. No programa desta quarta-feira, Cantini disse que vai a um jantar na casa do Vereador Alécio Espínola. Deu o maior corre-corre, já que a notícia é falsa. Muitos não foram convidados para o jantar FAKE, o que acabou colocando o Vereador em constrangimento, pois nem seus amigos sabiam do jantar. Alécio, quando cobrado, declarou que é impossível isso, já que há mais de 5 anos, o jantar nas quartas-feiras da tchurma da fofoca é na sede do escritório advocatício do Dr. Adani Triches, onde só entra pessoas fofoqueiras, e não plantadores de FAKES.

FUI !!!

“Os corruptos são um perigo, já que são adoradores de si mesmos. Só pensam neles e consideram que não precisam de Deus”. Autor Papa Francisco

Compartilhe