Eleição da Mesa Diretora da Câmara sofre interferência religiosa

4 de julho de 2022

O que fazer quando a disputa política da Câmara de vereadores de Cascavel, se torna medição de força religiosa dentro do Legislativo? É salutar, todas as instituições religiosas terem representantes, mas impor e direcionar os votos dos vereadores que fazem parte da Pastoral Política da Igreja Católica do Legislativo Cascavelense, creio que não seja o melhor caminho, nem para os vereadores, tão pouco para a população que está inserida na comunidade. Ainda mais quando a referência de nosso país, é “estado é laico”. Mas vamos ver até onde vai tudo isso.

CONVOCADOS

Durante o final de semana, a Pastoral política Católica, encaminhou carta aos vereadores convidando para uma reunião que acontecerá daqui a pouco na Catedral com o Monsenhor Padre Zico. Segundo informações, a pauta da discussão é para que todos tenham seus votos direcionados a candidata a presidente, vereadora Beth Leal do Republicanos. Já que ela pertence ao mesmo partido do Vice-prefeito Renato Silva, pré-candidato a deputado federal.

CANDIDATA

O pré-candidato a deputado Renato Silva, põe Beth Leal candidata a Presidente, utilizando-se da Instituição Religiosa, mesmo tendo semana passada, firmado acordo de apoio do atual presidente Alécio Espínola e candidato a reeleição ao mesmo cargo da Mesa. Será que Renato abriu mão do apoio de Espínola e de outros vereadores que estão com Alécio e que possivelmente iriam com Renato Silva, tudo para emplacar Beth Leal na Presidência? Ou este é tão somente um jogo que lá na frente se unirão em uma composição e sobrar o cargo de vice-presidente a ela?

GRAVE PROBLEMA

Renato pode ter criado um grave problema para ele mesmo. Vendo a dificuldade de emplacar sua fiel escudeira na Presidência da Câmara, teria ele pedido socorro a Igreja católica? O assunto da Reunião será a presidência ou não?

DOIS LADOS

Como fica o relacionamento entre o prefeito Paranhos e o vice Renato Silva depois da Eleição da Câmara. Será que continuarão com o que vem eles deixando transparecer até o momento, de cordialidade de um ao outro? Somente no final da terça-feira, 5, é que vamos saber.

 

TENSO DEMAIS

A Sessão desta segunda-feira na Câmara de Vereadores, não foi nada amigável nos bastidores. Pelas imagens, foi tensa as conversas entre os vereadores que a todo momento, saiam do Plenário para um téti a téti.

Compartilhe