GUGU BUENO: Se o debate sobre o pedágio estava ruim agora parece que piorou

11 de agosto de 2021

Há anos a população Paranaense sofre com as altas tarifas do pedágio. Tivemos governos discutindo e prometendo acabar com o pedágio; deputados estaduais trabalhando na CPI do pedágio e que até hoje não se sabe ao certo qual o resultado das investigações, pois tudo ficou como dantes naquele “quartel de Abrantes”. Nada mudou – somente holofotes para um lado e outro, e as tarifas só aumentaram na ponta da cancela.

ABAIXA OU ACABA
Lembramos aqui o discurso do então candidato a governador do Paraná, Roberto Requião, nos idos de 2002, com o célebre discurso do dedo em riste: “O pedágio abaixa ou acaba”. Nem uma coisa, nem outra, pelo contrário: processos tramitaram na Justiça e a tarifa do pedágio continuou firme e forte – “mais firme do que forte, neste caso”. Se passaram quase 20 anos desde o traque eleitoreiro e continuamos pagando o pedágio mais caro por quilômetro do País.

NESTE ANO
Em 2021 o contrato (ou, “calvário dos Paranaenses”) entre o Governo do Estado e as concessionárias chega ao seu final. Discussões estão sendo realizada regionalmente pelos deputados estaduais, mas a palavra final sempre será do Governo. E é neste caso que o assunto vira debate entre oposição e situação na Assembleia Legislativa do Paraná.

FEDERAL
O Governo do Paraná, utilizando de suas atribuições administrativas e a prerrogativa de pedagiar as Rodovias, aumenta a discussão e joga o “pepino” da concessão do pedágio para o governo federal, isto para não sofrer desgastes políticos visando as eleições do próximo ano, na qual será candidato a reeleição, pelo menos dizem os “puxas-sacos”.

PRAÇA DE PEDÁGIO
Serão colocadas algumas praças de pedágio onde, sequer, temos ou teremos duplicações. Pelo menos é o que ouvimos e vemos nos mapas distribuídos até o momento. A Praça de Pedágio na BR 467 será realidade, mesmo com representantes do Oeste, “brigando” pela causa – tudo parece que foi em vão.

GUGU X REQUIÃO
Nesta semana, o deputado Gugu Bueno (PL), representante de Cascavel e região na Assembleia Legislativa, usou a tribuna daquele parlamento, após o Deputado Requião Filho falar do pedágio, e não poupou críticas ao pai do Deputado em questão. Gugu relembrando o Governo Roberto Requião, repetiu a célebre frase do “Abaixa ou acaba”, e sentou o sarrafo naquela administração. (Video).
De todo modo, não mencionou a CPI do pedágio que parece ter terminado como começou, sem poder de romper o contrato.

NOVO CONTRATO
Mesmo que nossos representantes tenham lutado para que as tarifas do pedágio no Paraná sejam bem abaixo do que são hoje, é certo que teremos uma renovação no contrato para que haja tempo suficiente para licitação, ou então, o Governo do Paraná usará a estratégia que sempre os políticos utilizam: não cobrar pedágio durante o período eleitoral ou nos meses que antecedem ao pleito, para demonstrar que lutam pelo nosso povo.

GUGU E PODER
Somos sabedores que o deputado Gugu Bueno é, como sempre foi, um defensor do povo. Neste discurso que proferiu na Tribuna da Assembleia, reitera tal comportamento do Deputado. Mas será que vencerá a batalha? Conseguiremos não instalar praça de pedágio entre Cascavel e Toledo? Teremos o apoio daqueles que se dizem representantes da população Paranaense neste embate?

VEJA O VIDEO DE GUGU BUENO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ

INSCREVA-SE NO CANAL: https://www.youtube.com/user/Nardelli2009

Compartilhe