Com suas análises sempre muito peculiares o Oreiudo volta junto com a primavera, com seu olhar que vai além da visão da paróquia.
ROYALTIES DE ITAIPU
Considerada uma das grandes fontes de desenvolvimento dos municípios lindeiros da costa oeste, os royalties são pagos mensalmente pela Itaipu. Trata-se de dinheiro livre que serviu por todos esses anos para oferecer uma ótima infraestrutura aos municípios do Oeste do Paraná, sem contar que abasteceu várias outras “necessidades” políticas…
FIM DO COMPROMISSO
O Tratado de Itaipu foi assinado em 26 de abril de 1973 e em 26 abril de 2023 completará 50 anos, dia em que termina o compromisso de pagamento desses recursos. E agora, como ficarão os municípios?
TEM NEGOCIAÇÃO POLÍTICA?
Pois é, como se trata de algo importante, o Oreiudo, que de tongo não tem nem o jeito de andar, perguntou a este Blogueiro: “Sabia que se tivermos vários deputados federais da região, em Brasília, ano que vem, esses deputados poderiam fazer uma pressão política junto ao Governo para continuar os royalties?”.
Pois é, diz o Oreiudo: Se a gente continuar votando em pessoas que não tenham compromisso com a região Oeste, vamos perder até isso, além de todos os recursos federais que um deputado pode canalizar para a região!
VOTO DA ESQUERDA É UNIFORME
Outro ponto que o Oreiudo tem notado é que quem vota no Lula em geral aperta o 13 de cima pra baixo, ou seja, escolhe candidatos alinhados com o candidato da majoritária presidencial.
VOTO DA DIREITA É “FLEXÍVEL”
Por outro lado, o eleitor da direita que vota no Bolsonaro, em geral não é muito antenado com isso. O eleitor vota em Bolsonaro, mas dá um novo a deputado federal, por exemplo, para um candidato não alinhado ao Presidente da República – um partido de esquerda ou um partido que não faz parte da base de apoio. O que acontece é que depois de assumir esse deputado votará contrário aos interesses e pautas do governo.
É a velha estória de que o eleitor de esquerda é mais fiel e digamos, alinhado, com a ideologia.
Mas o Oreiudo, do alto do murundum das suas observações políticas, acha que o eleitor de direita está começando a ficar mais esperto.
CANDIDATO DA TERRINHA
Conversando aqui e ali, o Oreiudo tem observado que o excesso de candidatos de Cascavel, pode novamente inviabilizar bons candidatos locais.
Acontece que muitos que se colocam, tiram votos daqueles que de fato tem condições de “chegar lá”, na avaliação que o Orieudo está fazendo conversando com muita gente.
É a tal coisa: como um deputado de outra região, norte do Paraná, no exemplo do Oreiudo, vai saber as necessidades do Oeste se não conhece nossas dificuldades e nem mesmo conhece nosso povo?
É ISSO
O Oreiudo tá na correria, observando os investimentos que fez na Bolsa de Valores e sem muito tempo pra prosear. Mas, dia 2 taí e todo mundo tem que analisar bem nos representantes que quer para nossa cidade e região.
VERBAS
Neste contexto de análise do Oreiudo, este blogueiro cita as verbas que o deputado Evandro Roman trouxe para Cascavel. Verbas para construção do Ecopark Oeste, uma realidade. Verbas para construção asfáltica das estradas rurais do Município de Cascavel e tantas outras. Você e-leitor, tem conhecimento que estas são apenas umas das verbas conseguida por Roman junto a Itaipu? E as verbas da Itaipu também direcionadas a outros municípios de Nossa Região, você tem conhecimento. então pergunto: Como ficarão estes Municipios do Oeste a partir de 2023?
#ficaadica do Oreiudo.