Os encantos e desencanto de obras prometidas para Cascavel que não saem do papel

18 de março de 2021

Promessas de grandes obras para Cascavel não faltam, principalmente em época de campanhas eleitorais.

 CADEIÃO

Quem não se lembra das promessas do então governador do Paraná, Beto Richa em retirar o cadeião do centro da cidade, onde também funciona a 15ª Subdivisão da Polícia Civil? Evento de destruição do solário e isolamento das Celas existentes nas galerias com retiradas de grades e sanitários foram executadas. Todavia, ficaram apenas quatro Celas com grades para prisões temporárias para uso de DEPEN até o encaminhamento para a PEC ou PIC. As demais foram transformadas em almoxarifado da 15ª SDP para armazenamento de produtos de diversas natureza.

 CELAS

Com o evento e a garantia de mudanças no Cadeião no Centro de Cascavel, tudo parecia que iria funcionar, mas não foi bem assim: O DEPEN administra a Cadeia Pública de Cascavel, utiliza as celas existentes para presos, inclusive no momento, abriga presos com condenação. O que acontece no momento, é que o estado teve de se reinventar com a destruição da época do solário para os presos, e construir um novo, conforme determina a LEI.

E AS CELAS?

Bem as Celas que permaneceram, quatro ao todo, abriga no momento cerca de 180 detentos, em forma de rotatividade. Então questionamos: Cadê as promessas cumpridas de nossos governantes? Diminuímos a quantidade de celas, mas passados mais de quatro anos, a cadeia pública continua funcionando no mesmo lugar. E ninguém parece fazer nada para retirar a Cadeia do Centro de Cascavel. As Celas continuam com amontoados de presos.

 VIADUTO CATARATAS

Outra obra que por anos foi uma reivindicação da população cascavelense, dirigentes políticos e de usuários do Trevo Cataratas, em 2020 parecia que tudo estava resolvido. Mas parece que nos enganamos mais uma vez. Ou melhor, parece que fomos enganados mais uma vez.

PUXA, SEGURA E “SORTA”

A obra que deveria estar em um estágio adiantado pelo prazo estipulado quando na obrigação da Concessionária devolver ao povo o que levou aos seus cofres de forma não muito recomendável. Não está! A obra do viaduto é o resultado do acordo de leniência feito entre a Justiça e a Concessionária, definitivamente está sendo “empurrada com a barriga”, é um tal de PUXA, SEGURA E “SORTA” que não há possibilidades de dizer com certeza se até o final do mandato Ratinho Junior estará pronta para entregar a população.

QUEM COBRA?

Deputados estaduais e federais da nossa região, o que está acontecendo? Alguém de vocês podem explicar a população sobre as obras do Viaduto Cataratas tão propagada pelos nossos representantes gestores e Legisladores? Esta obra sairá do papel e será entregue a população, ou é mais uma promessa em período eleitoral que vamos ver no futuro? Com a palavra nossos representantes!

 PEDÁGIO

Outro assunto que parece esquecido no momento devido a Pandemia, é a discussão do Pedágio. Como andas as audiências Públicas? O que os deputados estaduais conseguiram incorporar junto ao governo federal e estadual das pautas coletadas nestas audiências para elaboração do Edital de Concessão? A preocupação do momento, é a Pandemia. Mas não está acontecendo nada por detrás destas cortinas do Palco? Ou o pedágio não será licitado este ano? No linguajar popular sempre se ouve alguém dizer. “Para encobrir uma desgraça, basta acontecer outra”. Será que a pandemia está encobrindo algo sobre novo contrato do Pedágio? Não creio nisso, mas……., melhor não duvidar!

Compartilhe