Reflexão: Parte da população a COVID-19 é o poder público que deve resolver, mas o que esta mesma população tem feito para ajudar?

25 de março de 2021

Passado mais de um ano, a pandemia do novo Coronavírus deixou o mundo em colapso na Saúde, seja pública ou privada. Ainda assim, parte da população coloca toda a culpa nos governantes como se fossem eles que causaram a proliferação deste vírus que vem matando milhares de pessoas.

DE QUEM É A CULPA?

No Brasil, as planilhas de contaminação e mortes pela COVID-19 são assustadoras. Mesmo assim, técnicos em Saúde, gestores públicos e Parlamentares, tentam de todas as formas uma solução rápida para solucionar os problemas. Mesmo que ainda sem rumos, estes trabalham diuturnamente para salvar vidas e estancar de algum modo a proliferação. Muitas das vezes nos questionamos: De quem é a culpa de ainda estarmos no colapso da saúde?

A VACINA

O desenvolvimento da vacina contra a COVID-19, foi um dos maiores feitos dos cientistas até o momento. Mas a industrialização é o que trava um pouco as nações em imunizar sua população. Mas estamos no caminho, em breve todos conseguirão a imunização, pelo menos é o que os estudos apontam.

DO OUTRO LADO

Se a população escolhe seus representantes democraticamente, porque então há tantas críticas pelas ações tomadas pelos gestores nas questões de conter a contaminação de seu povo? Parte da população tem ajudado os governantes? É certo a população passar todos os problemas colocando a culpa e responsabilidade nos políticos e técnicos em Saúde?

O QUE FAZER?

O que fazer neste caso se todas as ações feitas pelos gestores, seja lockdown, seja determinação de toque de recolher com horários previamente decretados, seja Isolamento social, seja distanciamento, seja usar máscaras, seja usar álcool em gel, seja higienização das mãos com água e sabão, não são cumpridos por parte desta mesma população que quando há um decreto, saem nas redes sociais e na mídia em geral, atirando para todo lado, principalmente naqueles que tentam fazer algo. Então deduzimos que, se é o povo que elege nossos governantes, é chegado a hora de mostrar que você também é um representante de sua comunidade e deveria ajudar neste quesito. “SE CUIDAR” pelo menos.

CASCAVEL

Exemplo maior de que a população não quer ou faz de conta que não quer ajudar o município a conter a proliferação da COVID-19, são as críticas que os gestores sofrem a cada decreto. Se fecha, a reclamação vem, se abre, a reclamação vem, se pede para ter cuidados primários, que é o uso de máscaras e higienização de mãos pelo menos, a reclamação vem e junto a irresponsabilidade de alguns membros de nossa sociedade.

COMPRA DE VACINA

O prefeito Paranhos vem trabalhando para que o município possa adquirir vacinas para toda a população, porém, sofre críticas por estar fazendo isso. O governador Ratinho Junior, da mesma forma, tenta de todos os meios, adquirir a vacina através do Estado do PARANÁ, mas esbarra na burocracia de normativas do Ministério da Saúde. O mesmo acontece com o presidente da República, suas ações, mesmo que seja para aliviar o sofrimento de muita gente, garantindo a vacinação da população Brasileira, sofre críticas por isso. Ora é do Ministro da Saúde, ora são pelas suas próprias ações pessoais.

BANDEIRA PARTIDÁRIA

Ainda vejo em meio esta pandemia, políticos e população ligadas a bandeiras partidárias, torcer pelo quanto pior melhor. O Momento é de UNIÃO e não de separação como vemos todos os dias. Ajudar é preciso, respeitar o próximo, é preciso, mas seguir regras de seus representantes neste momento, é o que seria o mais importante, haja visto que, o distanciamento e uso de produtos de higienização e máscaras até o momento é o que nos resta, pelo menos até termos a vacina para todos.

Compartilhe