REFRESCO EM PÓ – Inicia a ciranda partidária visando as eleições de 2026

13 de junho de 2025

O Blog acompanha através das Paredes dos escritórios partidários da Capital do Estado e também da região Oeste, as discussões sobre quem entra e quem sai dos partidos para as disputas dos cargos de deputados em 2026.

AS PAREDES

As Paredes podem até serem caladas, mas o certo é que elas sabem muito. Segundo as informações delas sobre as conversas nos escritórios partidários, dão conta que peças do tabuleiro político do Paraná, estão sendo movimentadas mesmo faltando pouco mais de nove meses para as desincompatibilizações de cargos públicos e mudanças de partidos para aqueles que desejam disputar as eleições vindouras, neste sentido as conversas já tiveram início.

AS DIVISÓRIAS

Enquanto as paredes vivem nos escritórios, as divisórias que fazem parte do Palácio Iguaçu e da Assembleia Legislativa, nos informaram que estão bastante adiantadas as conversas sobre o retorno para o REPUBLICANOS do deputado estadual Marcio Pacheco, atualmente no PROGRESSISTAS. Segundo elas, o presidente estadual da Sigla Marcelo Almeida, trabalha na formação do grupo, visando as eleições de 2026, com márcio Pacheco a deputado Federal e o presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Tiago Almeida para deputado Estadual.

OS BIOMBOS

Já os Biombos das repartições públicas, tanto do governo estadual, como do Municipio, alertaram que a ciranda partidária também ocorrerá nos dirigentes partidários de alguns municípios. Cascavel é um deles. Atualmente o Republicanos local (Cascavel) é presídido por Dona Ódina Silva, esposa do prefeito Renato Silva do PL. No entanto, segundo os biombos, com a volta do deputado Marcio Pacheco ao Partido, este será uma mudança que ocorrerá. Sai dona Ódina do comando, e assumirá um presidente ligado ao grupo de Pacheco.

OS TAPUMES

Já os tapumes que cercam as grandes obras do prefeito Renato Silva no momento, mesmo que acanhados, disseram-nos que as aparições de Tiago Almeida junto com o deputado Marcio Pacheco, são indicativos que ambos irão caminhar juntos na próxima empreitada. Fazendo assim, uma dobrada no Oeste e Sudoeste do Estado, sendo os dois do mesmo partido. Nem Pacheco, tão pouco Tiago confirmam esta situação, mas o certo é que tanto as Paredes como as demais peças que estão envolvidas, como as divisórias, os biombos e os tapumes, dificilmente se enganam.

ARDE MAS NÃO QUEIMA

O apimentado Juarez Berté, ou o Bértezão como queiram, o ex-presidente da Câmara de Cascavel, esteve filiado no PODEMOS durante as eleições do ano passado, trabalhou para a eleição de Renato Silva, sempre aguardando o convite para assumir uma secretaria. Passados os 5 meses da atual gestão, o convite não apareceu, daí Bertezão tomou o seu rumo. Rumo este que levou a se filiar no Progressistas no início do mês de junho. Bertezão no PP, será candidato a deputado representando o Oeste do Paraná? Certeza mesmo somente quando 2026 chegar, e as convenções serem realizadas.

Compartilhe