Suplente agita bastidor para assumir cadeira de vereador

20 de maio de 2022

O Blog trouxe, durante a semana, a informação que o Vereador Tiago Almeida, eleito pelo DEM hoje União Brasil, pode se afastar do cargo, no mês de julho, para tratar de assuntos particulares, e que, o primeiro suplente do então DEM, abriria mão para o segundo suplente, no caso, Paulo Janke assumir a cadeira.

BASTIDORES

A publicação agitou o meio político, principalmente no ninho do antigo DEM. O 3º suplente, Daniel Scalco (o Chimia), não mudou de sigla como aconteceu com os dois primeiros suplentes, que foram para o PP. Por isso, Chimia alerta que se isto acontecer e a licença for efetivada, ele entrará na Justiça para assumir a cadeira, que no seu entendimento, com a saída dos dois primeiros, ele é quem passa a ser o 1º suplente da cadeira de Tiago Almeida.

JUNÇÃO

Vale lembrar que o DEM se uniu ao PSL e com a junção dos dois partidos, a sigla passou a ser denominada como União Brasil. Em Cascavel a agremiação tem o pré-candidato a deputado federal, Nelsinho Padovani, como presidente da sigla. No entendimento de muitos, quando há junção de partidos o membro que está em cargo eletivo, pode mudar sem dano algum, desde que isso aconteça dentro do prazo estipulado pela Legislação Eleitoral. Para outros, no entanto, a desfiliação pode ser realizada em qualquer momento.

NA JUSTIÇA

Como existe a justiça para dirimir tais dúvidas, o Blog apenas relatou o fato de que Paulo Janke, mesmo filiado no momento ao Progressistas, assumiria a cadeira de vereador, já que o DEM, partido a que Janke estava filiado, não existe mais. A discussão poderá parar nos Tribunais para que seja dado um veredito. Se Tiago Almeida se licenciar, quem assume? Chimia o 3º suplente do União Brasil ou um dos dois primeiros suplentes?

Compartilhe