COLUNA 21 05 – Os espelhos da Câmara de Vereadores de Cascavel, não refletem uma boa imagem

21 de maio de 2021

Alguns dos vereadores da Câmara de Cascavel, antes de se elegerem, eram como espelhos: refletiam uma imagem sem distorção, mas após a eleição e a conquista de uma das 21 cadeiras, esqueceram a maquiagem e, no espelho do PODER, apresentam uma imagem distorcida e feia perante a sociedade. São como “modelos fotográficos” sem aquela maquiagem, muitas vezes carregada para buscar uma beleza inexistente, são seres humanos como todos, se deixam levar pela vaidade e acabam tomando um “chega-pra-lá” de seus próprios pares no Legislativo.

A BATALHA I

O vereador Edson Souza (MDB) chegou ao Legislativo como o “grande” articulador. Na formação da Mesa Diretiva, deu início a uma batalha oculta, ou seja, uma batalha em que o alvo poderia ser qualquer um – membros do Executivo ou do próprio Legislativo. Na ocasião, a discussão era para obter espaço na mesa e nas comissões. Almejava a Comissão de Saúde e um cargo na Mesa Diretora. Conseguiu seu intento na Comissão, na qual é o presidente.

A BATALHA II

Diante da não conquista de uma cadeira na Mesa Diretiva, Edson partiu para vencer com outra estratégia. A de buscar junto a seus pares, a formação de um grupo diferente dos existentes nos Legislativos de todo o Brasil. Aquele tal grupo de Oposição e Situação, não esquecendo os intitulados independentes, que sabemos que existem, mas não servem para nada, porque na hora de decidir uma votação passam a ser oposição ou situação. Ou vota com a oposição ou vota com a Situação. Não temos votos independentes.

A BATALHA III

Mediante esses fatos, querendo ou não, Edson iniciou a jornada para ser diferente, mas isso durou pouco. Durante a semana, o vereador Edson Souza perdeu duas batalhas. A primeira do projeto de sua autoria que cria as emendas impositivas no Município de Cascavel. A segunda, a resolução nº 4, também de sua autoria, que criava a frente parlamentar na Câmara, teve pedido de arquivamento por 12 vereadores.

EMENDAS IMPOSITIVAS

O projeto de emendas impositivas nada mais é do que: “A Emenda Impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) destinando recursos do Município para determinadas obras, projetos ou instituições”. No caso, o vereador precisa de sete assinaturas para levar a plenário e ser aceito, e necessita de 2/3 da votação para ser aprovado o projeto, no caso, 14 votos. No entanto, iniciou a discussão na semana com nove assinaturas como certa, porém, no momento apenas seis estão confirmadas, ou não!!!

CURIOSO I

O Curioso disso tudo, é que o vereador desceu o porrete no líder de governo, Vereador Pedro Sampaio, durante a sessão de 18/05/2021, chamando-o de “piá de prédio” e criado a “todinho”. Imputou-lhe a culpa de não ter êxito em levar a plenário o projeto das emendas, por entender que Pedro Sampaio articulou nos gabinetes para que o projeto não tivesse as sete assinaturas necessárias.

CURIOSO II

A curiosidade nisso tudo é que o grupo de oposição da Câmara tem, por enquanto, dois nomes, e o grupo da Base possui quatro nomes para que o projeto das Emendas Impositivas seja levado a plenário. Da Oposição, vereadora professora Liliam Porto (PT) e Vereador Dr. Lauri (PROS), enquanto a Situação conta com quatro nomes: O autor, vereador Edson Souza (MDB), Sadi Kisiel (PODEMOS), Policial Madril (PSC) e Celso Dal Molim (PL).

CURIOSO III

Curioso mesmo é o porquê dos três vereadores de oposição, Serginho Ribeiro (PDT), Tiago Almeida (DEM) e Cleverson Sibulski (PROS) não assinarem como proponentes do projeto das Emendas Impositivas.

FORA DA BASE

Depois dos acontecimentos em que o vereador Edson Souza não logrou êxito na aprovação dos dois projetos, eis que os comentários de bastidores são de que Edson tem dia e hora marcada para deixar a base de governo. Será?

DIZEM QUE…

… os projetos do vereador Edson nada mais são que uma tentativa de pavimentação para continuar direcionando verbas para seus redutos eleitorais, mesmo que fora da base do governo. Será Verdade?

FUI !!!

“A arte de persuadir consiste tanto mais em agradar do que em convencer, quanto os homens se guiam mais pelo capricho do que pela razão”. Autor Blaise Pascal!…

Compartilhe