COLUNA 29 03 – REFRESCO EM PÓ

29 de março de 2023

DILUÍDO E CONCENTRADO

A nostalgia que impera no ser humano é algo que a ciência não explica, já que sentimentos e pensamentos, cada um possui seu modo de expressar. Portanto, eis que hoje vou relembrar os idos da década 2010, quando este escrevinhador navegava com suas sátiras no jornal impresso MANCHETE POPULAR. Jornal semanal que fazia a diferença na época pelo atrevimento de seus colunistas. Por lá figuravam, eu com a página “REFRESCO EM PÓ” com vários ícones, além dos demais colegas como Jorge Guirado, com a coluna “Um olhar sobre a cidade”, Paulo Martins, com o “Ponto de Vista”, Katiuscia Lopes, hoje médica com a coluna “variedades”, a advogada Daniele Magnabosco, com a coluna “Defesa do Consumidor, e no esporte Diego Kruger. Capitaneado pelo proprietário Vilson de Oliveira, o nosso querido “Virsão”.

Diante da nostalgia, do desejo de voltar ao passado, farei na coluna de hoje, o que fazia no impresso, há 15 anos mais ou menos.

POSITIVO 

Positivo da semana é que mesmo com a previsão do Prefeito Paranhos sobre a baixa na arrecadação, as obras continuam acontecendo no município, palavras do próprio Prefeito.

NEGATIVO

Negativo da semana é o grande aumento de infectados de dengue em Cascavel e a não compreensão da população em manter seus quintais limpos.

Migué da mídia 

A mídia mudou muito nos últimos anos. As redes Sociais transformaram o canal de informação em canal de “fakes” e desinformação. De todo modo, existe a mídia que trabalha com a quase perfeição da informação. Neste sentido, vejo que muitos desconhecem sobre o jornalismo e usam as redes sociais para protagonizar uma concorrência desleal com os profissionais que atuam no seguimento. O migué da mídia da semana vai para aqueles que se dizem profissionais da comunicação e que nos grupos das redes sociais, mudaram suas opiniões de outrora, na qual passaram um longo tempo atacando este ou aquele político, mas, ultimamente tentam amenizar o conceito de seus atos do passado para levar vantagens no presente e futuro. Este é o verdadeiro “chupim”, o famoso migué da mídia!

Chutando o balde 

Quem chutou o balde e abandonou de vez a base do governo municipal na Câmara de Vereadores de Cascavel, foi o Vereador Edson Souza (MDB). Coerente em seus discursos, coloca sua opinião com domínio de conhecimento do que diz, mas que tem definida sua saída do MDB. Buscando outra sigla para engrossar as fileiras com indicativos de buscar talvez um novo mandato de Vereador. Talvez, porque nos bastidores os rumores são de que ele poderá ser candidato a prefeito ou vice em 2024.

Chupa que a cana é doce             

Na política tudo pode acontecer. O Vice-prefeito Renato Silva, é exemplo de que isto é verdadeiro. Em 2000, Renato abriu mão de sua candidatura para apoiar Edgar Bueno. Resultado deste apoio, foi a queda em 2004 quando tentou retornar à política como candidato a prefeito. Daí em diante, nunca mais Renato figurou com potencial candidato a cargo algum. Se tornou Vice-prefeito pela circunstância de que, em 2020, qualquer cidadão que fosse candidato a vice de Paranhos, se tornaria eleito, pois Paranhos protagonizou uma verdadeira varredura em seus concorrentes na ocasião. O que era previsto na época, Paranhos não tinha concorrente ao cargo. Agora Renato quer ser o prefeito! Mas como? Ultimamente, ao invés de aglutinar parcerias, as distancia de sua pessoa. Renato, chupa que a cana é doce, mas o bagaço é amargo meu nobre!

Arde mas não queima 

Ser vereador em Cascavel é um cargo nada agradável. A população escolhe, o resultado das urnas muitas vezes não é agradável para alguns, porém, querer ser vereador muitas vezes arde, arde, mas não queima. Assim como a pimenta pode até arder, mas bem digerida, não queima. Ser prefeito então… Vichi, longe de ser uma candidatura tranquila. O pau tora, o bambu geme, o tiroteio é grande. Contudo, as eleições de 2024 apontam no momento vários postulantes ao cargo – cerca de 12 nomes. Todavia, com a criação das federações e com as fusões partidárias que ora tramitam, não teremos vagas para todos. Então posso dizer tranquilamente: a política arde, mas não queima!

Boca de penico  

O que tem de opiniões sobre nomes de possíveis candidatos a prefeito de Cascavel, é coisa feia… Mas falar bobagens e lançar candidatos sem o menor conhecimento da política, é o mesmo que se transformar em “boca de penico”. Para se ter uma ideia, ultimamente circula nas rodas de conversas que o presidente da Coopavel, Dilvo Groli, será candidato a prefeito. Oras, ter vontade de ser até acho que Dilvo tem, mas daí assegurar que ele abandonará a Cooperativa para “arrumar dor de cabeça” para si, vai uma grande distância da realidade do momento. Dilvo só é o que é hoje porque é inteligente. E alguém em sã consciência pode imaginar que inteligente como tal, Dilvo será candidato a prefeito?

As paredes têm… vida própria 

As paredes do Paço Municipal de Cascavel, muitas vezes não deixam vazar nada do que ouvem. Mas, como toda parede, possuem informações privilegiadas, e neste sentido, elas comentam com outras e mais outras. O blog recebeu informação de que com as últimas aparições de Renato Silva com o arquirrival de Paranhos, Edgar Bueno, em um determinado evento, a foto divulgada de Renato e Edgar e aos fundos o líder do governo na Câmara Municipal, Pedro Sampaio, estremeceu as bases. Muitos aliados, secretários, diretores e amigos de Paranhos, estão sem entender e cobranças a Renato são feitas. Qual o motivo desta foto? Bem, as paredes comentaram que foi a pedido! Será que Renato pediria para Edgar tirar uma foto com ele para tumultuar o ambiente? Sei não, essas paredes podem estar erradas ou não? Vai saber …

AS DIVISÓRIAS

As divisórias da Câmara Municipal de Cascavel estão alvoroçadas. Depois dos pratos quebrados entre Alécio Espínola e Renato Silva domingo, na inauguração do Espaço Ucraniano no Centro Cultural, publicado aqui no blog, eis que depois do bambu gemer, ambos estiveram juntos em um aniversário de uma senhorinha de 80 anos. A foto encaminhada ao blog, partiu de uma divisória da Câmara tentando apaziguar a situação. Mas olha a felicidade do presidente Alécio na foto. {kkkk}.

 

OS TAPUMES

Sem dizer o local, os tapumes de uma grande obra de uma incorporadora criada no ano passado para iniciar loteamentos, tem como parte societária desta empresa justamente a esposa de um agende público que exerce função no seguimento habitacional. É de praxe isso, ou foi tão somente coincidências da vida? Indagaram os Tapumes da obra.

OS BIOMBOS

Já os biombos de uma repartição pública do Estado, questionados pelo blog sobre o que indagaram os tapumes, nos disseram que é comum agentes públicos de livre nomeação, entrar na gestão como simples administrador, e sair dela como sócio de uma empresa ou empresas que prestam serviços públicos ou até mesmo na rede privada, tão somente. Pode ser legal, pode, mas que é imoral, disso os tapumes e os biombos tem absoluta certeza!

 Dizem que …

… em breve entrará no ar em Cascavel uma rádio comunitária sob o olhar do empresário Fernando Mantovani. Será verdade?

… junto com a rádio, Mantovani terá sob seus olhos um portal de notícias, redes sociais e canal no YouTube. Será verdade?

Saideira !!!

“Meu silêncio não é ausência de palavras, ouça-o. Deixe que ele toque a inquietude da sua alma, e no momento que nossos olhares finalmente se encontrarem você possa me ler”. Autora Patrícia Fernandes

Compartilhe